Translator / Traducteur / Übersetzer / översättaren / переводчик / 翻訳者

O NOSSO PROPÓSITO

O Capitão Haddock da banda desenhada do Tintin é uma boa caricatura de como se atribui a relação entre o mar e as garrafas ao alcoolismo dos marinheiros. No entanto a relação que mais nos interessa é a de que os marinheiros tinham com as garrafas já vazias. Tal como com o álcool, a atenção requerida pela introdução de modelos de veleiros no interior de garrafas -pelos seus gargalos- fazia-os evadirem-se da sua dura realidade. Ao contrário das fantasias de Baco o resultado desta outra relação era uma fantasia perdurável com um significado quase bíblico, o do buraco da agulha e do camelo.

O Mar das Garrafas será um espaço de divulgação de uma arte que, mais do que uma evasão, constitui um meio de trabalhar a persistência. Aqui apresentarei trabalhos já realizados, outros a realizar, trabalhos de outros, os resultados da minha pesquisa contínua sobre a história e as mútiplas envolvências desta arte, especialmente a das embarcações tradicionais.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A Muleta do Tejo da Ana

Em 1986 realizei o meu primeiro modelo de uma das embarcações que mais me atrai, a incomparável Muleta do Seixal.
Embora convicto de que era um dos melhores mares que tinha pintado, com o tempo fui achando que esta garrafa merecia um modelo mais aprimorado. Hoje, passados 11 anos, já tenho um novo casco realizado à escala e preparado para ser completado com o aparelho. A Ana, no entanto, continua sem  me perdoar o ter destruído este modelo que lhe oferecera para fazer um melhor!

2 comentários:

Ana Maria Lopes disse...

Post oportuno, pois como há dias noticiou, foi apresentado um livro sobre a muleta de pesca do Seixal, hoje, nesse Ecomuseu.Dos três autores (o Dr. Manuel Leitão já falecido), conheço bem os outros dois e nutro uma especial amizade pelo Capitão Marques da Silva. No Marintimidades, encontrará posts relativos a trabalhos dele e comuns.Ainda não conheço o livro; esteve lá?
Visto que é uma co-edição Ecomuseu do Seixal e Museu de Marinha, estou informada que também será apresentado no M.M., em data a designar. Apesar dos diversos compromissos, quero ver se consigo aparecer.

Saudações marinheiras
Ana Maria Lopes

David Luna de Carvalho disse...

Cara Drª Ana Maria Lopes,

Como pode ver pelo último post já tenho o livro "A Muleta". Infelizmente não pude estar no lançamento, mas fui lá à pouco e comprei-o. É magnífico!

Infelizmente não sabia da morte do Dr. Manuel Leitão. Recordo-o como uma das pessoas mais inspiradoras que conheci.

Saudações marinheiras

David