Translator / Traducteur / Übersetzer / översättaren / переводчик / 翻訳者

O NOSSO PROPÓSITO

O Capitão Haddock da banda desenhada do Tintin é uma boa caricatura de como se atribui a relação entre o mar e as garrafas ao alcoolismo dos marinheiros. No entanto a relação que mais nos interessa é a de que os marinheiros tinham com as garrafas já vazias. Tal como com o álcool, a atenção requerida pela introdução de modelos de veleiros no interior de garrafas -pelos seus gargalos- fazia-os evadirem-se da sua dura realidade. Ao contrário das fantasias de Baco o resultado desta outra relação era uma fantasia perdurável com um significado quase bíblico, o do buraco da agulha e do camelo.

O Mar das Garrafas será um espaço de divulgação de uma arte que, mais do que uma evasão, constitui um meio de trabalhar a persistência. Aqui apresentarei trabalhos já realizados, outros a realizar, trabalhos de outros, os resultados da minha pesquisa contínua sobre a história e as mútiplas envolvências desta arte, especialmente a das embarcações tradicionais.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O Mar das Faluas



Que linda falua, 
que lá vem, lá vem, 
é uma falua, 
que vem de Belém. 

Eu peço ao Senhor Barqueiro
que me deixe passar, 
tenho filhos pequeninos
não os posso sustentar. 

Passará, não passará, 
algum deles ficará, 
se não for a mãe à frente,
é o filho lá de trás.

A Falua da canção infantil inicia o primeiro dia de 2010 neste blogue. No GIF anterior a Falua surge diante da Gare dos Caminhos de Ferro do Sul, inaugurada no Barreiro em 1861, quando começaram a surgir as primeiras embarcações movidas a vapor (em terceiro plano).
O "Mar" que vos apresento é então o "Mar da Palha", ou seja o Rio Tejo na zona mais larga do seu estuário, por onde andavam as Faluas, as Fragatas e as Canoas.
Realizei os dois modelos das fotografias à escala, segundo planos existentes no Museu da Marinha em Lisboa.


Os modelos mostram dois tipos de armação, um tem dois mastros com velas latinas (a última das faluas com esta armação chamava-se "Roberto" e desapareceu em 1968) e outro apenas um mastro com vela de carangueja.

O modelo do GIF animado, que também surge na fotografia ao lado, foi oferecido ao meu saudoso amigo, Mestre Luís António Marques. O Mestre Luís Marques  foi  um dos modelistas que realizou a Colecção Seixas de embarcações tradicionais existente no Museu da Marinha em Lisboa.

Sem comentários: