Translator / Traducteur / Übersetzer / översättaren / переводчик / 翻訳者

O NOSSO PROPÓSITO

O Capitão Haddock da banda desenhada do Tintin é uma boa caricatura de como se atribui a relação entre o mar e as garrafas ao alcoolismo dos marinheiros. No entanto a relação que mais nos interessa é a de que os marinheiros tinham com as garrafas já vazias. Tal como com o álcool, a atenção requerida pela introdução de modelos de veleiros no interior de garrafas -pelos seus gargalos- fazia-os evadirem-se da sua dura realidade. Ao contrário das fantasias de Baco o resultado desta outra relação era uma fantasia perdurável com um significado quase bíblico, o do buraco da agulha e do camelo.

O Mar das Garrafas será um espaço de divulgação de uma arte que, mais do que uma evasão, constitui um meio de trabalhar a persistência. Aqui apresentarei trabalhos já realizados, outros a realizar, trabalhos de outros, os resultados da minha pesquisa contínua sobre a história e as mútiplas envolvências desta arte, especialmente a das embarcações tradicionais.

sábado, 13 de março de 2010

O Mar do João Pedro

Há 22 anos, 13 de Março de 1988, nasceu o meu filho, João Pedro Figueiredo Alves Luna de Carvalho. Na noite desse dia introduzi o  clipper Termophilae no pequeno frasco do anestésico que a Ana recebeu para o seu parto.



O Thermophilae foi um dos clipper mais rápidos que existiu, tendo chegado a bater o Cutty Sark numa das corridas do chá da China para Inglaterra.


Um pai quer o melhor para o seu filho!

Hoje o João faz 22 anos e também já fez uma miniatura de um veleiro numa garrafa. Saíu na capa e nas páginas principais do "Bottle Ship", revista da Associação Europeia de Barcos em Garrafas !

Hei-de mostrá-lo num outro post. PARABÉNS JOÃO!!!

2 comentários:

Luís Sérgio disse...

Parabéns !
Aos pais e ao filho um descendente que pelos vistos não degenerou.
por incrível que pareça, já sabia desta história, uma colega que te conhece Há muito contou a alguém (próximo de mim," que no dia em que nasceu o teu filho passaste a noite a meter um barco dentro de uma garrafa." E, agora confirmo ser verdade e uma bela obra.

Mais uma vez parabéns !
muitos anos de sonhos no mar das garrafas a pai e filho.
Grande abraço,

Luís Sérgio

David Luna de Carvalho disse...

Obrigado Luís|