Translator / Traducteur / Übersetzer / översättaren / переводчик / 翻訳者

O NOSSO PROPÓSITO

O Capitão Haddock da banda desenhada do Tintin é uma boa caricatura de como se atribui a relação entre o mar e as garrafas ao alcoolismo dos marinheiros. No entanto a relação que mais nos interessa é a de que os marinheiros tinham com as garrafas já vazias. Tal como com o álcool, a atenção requerida pela introdução de modelos de veleiros no interior de garrafas -pelos seus gargalos- fazia-os evadirem-se da sua dura realidade. Ao contrário das fantasias de Baco o resultado desta outra relação era uma fantasia perdurável com um significado quase bíblico, o do buraco da agulha e do camelo.

O Mar das Garrafas será um espaço de divulgação de uma arte que, mais do que uma evasão, constitui um meio de trabalhar a persistência. Aqui apresentarei trabalhos já realizados, outros a realizar, trabalhos de outros, os resultados da minha pesquisa contínua sobre a história e as mútiplas envolvências desta arte, especialmente a das embarcações tradicionais.

terça-feira, 30 de março de 2010

O primeiro "Mar" da minha neta

A Madalena, minha primeira neta, vai fazer o seu primeiro aniversário no domingo, 4 de Abril. 

 
Como estou a fazer-lhe o seu primeiro "Mar" não voltarei a colocar qualquer post até o ter acabado. Vou fazer-lhe uma "Canoa da Picada", uma "coquette", -como as da foto que se segue- por sobre o gargalo de um pequeno balão de ensaio.


Será a segunda que realizo. A primeira foi feita ainda nos anos oitenta do século passado e o próprio casco foi  construído no interior da garrafa. Falarei dela em pormenor mais tarde.



Contudo, adianto já que o nome "picada" vem da Sardinha "salpicada" -picada de sal- que esta embarcação rápida -canoa- ia buscar às "Muletas", que a pescava no mar diante da Cascais, para a levar rapidamente para Lisboa.

6 comentários:

Anónimo disse...

Que linda netinha! PARABÉNS E FELICIDADES!
A Madalena merece todos os presentes dos Avós!...
Saudações muito afectuosas para os Pais e Avós e um beijinho para a linda Madalena.
Manuel Sá Marques

Anónimo disse...

Que linda netinha! PARABÉNS E FELICIDADES!
A Madalena merece todos os presentes dos Avós!...
Saudações muito afectuosas para os Pais e Avós e um beijinho para a linda Madalena.
Manuel Sá Marques

Jose disse...

Sinceros parabéns, para a Madalena, felicidades para os Pais e um abraço para o Avô babado.

José Semedo

Ana Francisca disse...

É linda a tua neta,sempre foi. Tudo de bom para ela e que seja feliz com os pais e avós.O barco que vais fazer, será uma das melhores prendas que lhe podes dar. Parabéns. Feliz Páscoa para a família da amiga Ana Francisca.

luisa disse...

A Madalena parece uma boneca no meio dos cogumelos gigantes. Adorei vê-la!
Muitas felicidades para ela e um grande beijo para ti e toda a família.
Luísa

Sergio Nunes disse...

Olá David

Parabéns pela netinha é realmente uma gracinha. Quanto ao trabalho mais uma obra prima e deslumbrante.
Estou afastado dos posts devido a chegada de nosso marujo mirim que há tanto tempo esperávamos... O nome dele é Bernardo e em breve te mandarei uma foto.

Um abraço.