Translator / Traducteur / Übersetzer / översättaren / переводчик / 翻訳者

O NOSSO PROPÓSITO

O Capitão Haddock da banda desenhada do Tintin é uma boa caricatura de como se atribui a relação entre o mar e as garrafas ao alcoolismo dos marinheiros. No entanto a relação que mais nos interessa é a de que os marinheiros tinham com as garrafas já vazias. Tal como com o álcool, a atenção requerida pela introdução de modelos de veleiros no interior de garrafas -pelos seus gargalos- fazia-os evadirem-se da sua dura realidade. Ao contrário das fantasias de Baco o resultado desta outra relação era uma fantasia perdurável com um significado quase bíblico, o do buraco da agulha e do camelo.

O Mar das Garrafas será um espaço de divulgação de uma arte que, mais do que uma evasão, constitui um meio de trabalhar a persistência. Aqui apresentarei trabalhos já realizados, outros a realizar, trabalhos de outros, os resultados da minha pesquisa contínua sobre a história e as mútiplas envolvências desta arte, especialmente a das embarcações tradicionais.

sábado, 6 de março de 2010

Os Mares de "Matuto"

Realizei este Mar quando ainda era um recém-vindo a esta navegação, quase um "Matuto". Troquei-a por um torno ao  Zé Manel que, além de ser professor como eu, tinha e tem a mesma paixão pelo modelismo naval, embora a uma escala que não se compadece com o corpo vítreo de uma garrafa. Telefonei-lhe hoje e estava numa regata no meio do Tejo! 


Um abraço Zé e vai dizendo qualquer coisinha...

2 comentários:

Sergio Nunes disse...

Olá David

Vejo que começou muito bem!

Parabéns.

Um abraço.

Maria José disse...

Olá David!Ainda eras "matuto" mas com style ... ehehe
Parabéns amigão, pelo teu blog!!!!
Beijinhos da Zé