Translator / Traducteur / Übersetzer / översättaren / переводчик / 翻訳者

O NOSSO PROPÓSITO

O Capitão Haddock da banda desenhada do Tintin é uma boa caricatura de como se atribui a relação entre o mar e as garrafas ao alcoolismo dos marinheiros. No entanto a relação que mais nos interessa é a de que os marinheiros tinham com as garrafas já vazias. Tal como com o álcool, a atenção requerida pela introdução de modelos de veleiros no interior de garrafas -pelos seus gargalos- fazia-os evadirem-se da sua dura realidade. Ao contrário das fantasias de Baco o resultado desta outra relação era uma fantasia perdurável com um significado quase bíblico, o do buraco da agulha e do camelo.

O Mar das Garrafas será um espaço de divulgação de uma arte que, mais do que uma evasão, constitui um meio de trabalhar a persistência. Aqui apresentarei trabalhos já realizados, outros a realizar, trabalhos de outros, os resultados da minha pesquisa contínua sobre a história e as mútiplas envolvências desta arte, especialmente a das embarcações tradicionais.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Os "Mares" da "Association Bateaux en Bouteilles"


A ABB, "Association Bateaux en Bouteilles", foi fundada em Marselha em 1977 e é a associação francesa de miniaturistas de barcos em garrafas. O boletim "Rose des Vents" é o elo principal entre os seus sócios e tem permitido grande troca das suas experiências. Eu pertenço a esta associação desde 1993 e tem sido uma experiência muito enriquecedora.

Por cortesia de Gérard Breillat, Presidente da ABB,  podem ver fotografias mostrando um modelo de cada miniaturista com obra exposta.

Em "Le secret dévoilé" (o segredo revelado) podem aprender  o método dos "Cap-Horniers" ensinado por Bernard Gallet e Christian Lelandais.



Alain Trégou 2009


Bernard Dulou 1987


Ch. Montouroy 1985



Christian Lelandais 2006





Gérard Aubry - Rabelo du Douro


Gérard Breillat 2008


Gérard Turbé, 1992





Jean-Claude Delamarre

 


Jean-Louis Harel 2000 - Blue Nose




Jean-Louis Molle 2009



Michel Aussenard 2008




Paul Chaud 1986























David Luna de Carvalho 1992 - HMS Beagle

1 comentário:

Sergio Nunes disse...

Caro David

Obrigado por nos mostrar tanta beleza no seu blog. Vejo que a ABB concentra vários trabalhos de muitos miniaturistas de grande potencial, parabéns.

Um abraço.

Sergio Nunes