Translator / Traducteur / Übersetzer / översättaren / переводчик / 翻訳者

O NOSSO PROPÓSITO

O Capitão Haddock da banda desenhada do Tintin é uma boa caricatura de como se atribui a relação entre o mar e as garrafas ao alcoolismo dos marinheiros. No entanto a relação que mais nos interessa é a de que os marinheiros tinham com as garrafas já vazias. Tal como com o álcool, a atenção requerida pela introdução de modelos de veleiros no interior de garrafas -pelos seus gargalos- fazia-os evadirem-se da sua dura realidade. Ao contrário das fantasias de Baco o resultado desta outra relação era uma fantasia perdurável com um significado quase bíblico, o do buraco da agulha e do camelo.

O Mar das Garrafas será um espaço de divulgação de uma arte que, mais do que uma evasão, constitui um meio de trabalhar a persistência. Aqui apresentarei trabalhos já realizados, outros a realizar, trabalhos de outros, os resultados da minha pesquisa contínua sobre a história e as mútiplas envolvências desta arte, especialmente a das embarcações tradicionais.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Os "Mares" de Robin Hood Bay no Reino Unido



Ouvi falar em Robin Hood Bay quando entrei para a European Association of Ships in Bottles, pois Pat Labistour, miniaturista e tesoureira da associação, vivia aí. Nunca me ocorreu, contudo, que, em 1967, esse local tivesse tido uma oficina artesanal colectiva de produção de barcos em garrafas.




Foi algo que pude saber à pouco através de um pequeno filme da British Pathé. Segundo as indicações do filme, em 1967 a oficina colectiva de John Milsom, perto de Whitby, Yorkshire, produzia veleiros em garrafas para exportação. Clique na imagem para ver o vídeo.


Em resposta a um pedido meu, Patricia Labistour diz o seguinte: "'Ship Models' was a small factory on the village of Fylingthorpe, near Robin Hoods Bay in North Yorkshire. Parts of the models were made by home workers and then assembled on the factory line. Many thousands were exported to many parts of the world. The factory closed some years ago on the death of the owner."

Thanks Pat!


Sem comentários: