Translator / Traducteur / Übersetzer / översättaren / переводчик / 翻訳者

O NOSSO PROPÓSITO

O Capitão Haddock da banda desenhada do Tintin é uma boa caricatura de como se atribui a relação entre o mar e as garrafas ao alcoolismo dos marinheiros. No entanto a relação que mais nos interessa é a de que os marinheiros tinham com as garrafas já vazias. Tal como com o álcool, a atenção requerida pela introdução de modelos de veleiros no interior de garrafas -pelos seus gargalos- fazia-os evadirem-se da sua dura realidade. Ao contrário das fantasias de Baco o resultado desta outra relação era uma fantasia perdurável com um significado quase bíblico, o do buraco da agulha e do camelo.

O Mar das Garrafas será um espaço de divulgação de uma arte que, mais do que uma evasão, constitui um meio de trabalhar a persistência. Aqui apresentarei trabalhos já realizados, outros a realizar, trabalhos de outros, os resultados da minha pesquisa contínua sobre a história e as mútiplas envolvências desta arte, especialmente a das embarcações tradicionais.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

O "Mar" da "Canoa da Picada"

A "Canoa da Picada" da fotografia (Modelo do Museu da Marinha) era uma embarcação sardinheira, ou seja uma das embarcações que iam buscar a sardinha aos barcos que a pescavam e que permaneciam na zona de pesca durante grandes temporadas, para depois a transportar para os cais dos mercados em Lisboa. Com proa muito esguia e cortante era uma embarcação tão rápida que acabou por ser adoptada pela aristocracia como embarcação de recreio e de regata, passando a chamar-se, de forma aportuguesada, "Coqueta".









http://cursos-modelismo-ecomuseu-canoa.blogspot.com/2008/12/canoa-da-picada.html

Em 1987 realizei uma miniatura da "Canoa da Picada" e, apesar de ter sido o meu primeiro modelo com o casco montado no interior da garrafa, a grande dificuldade com que me deparei foi a de conseguir a ilusão de que o barco estava centrado. Consegui-o realizando um apoio com a forma dinâmica de uma onda. 







1 comentário:

Sergio Nunes disse...

Caro David

Parabéns pelo modelo e em uma garrafa difícil de trabalhar pelo longo gargalo e as curvas internas.

Um abraço.

Sergio Nunes