Translator / Traducteur / Übersetzer / översättaren / переводчик / 翻訳者

O NOSSO PROPÓSITO

O Capitão Haddock da banda desenhada do Tintin é uma boa caricatura de como se atribui a relação entre o mar e as garrafas ao alcoolismo dos marinheiros. No entanto a relação que mais nos interessa é a de que os marinheiros tinham com as garrafas já vazias. Tal como com o álcool, a atenção requerida pela introdução de modelos de veleiros no interior de garrafas -pelos seus gargalos- fazia-os evadirem-se da sua dura realidade. Ao contrário das fantasias de Baco o resultado desta outra relação era uma fantasia perdurável com um significado quase bíblico, o do buraco da agulha e do camelo.

O Mar das Garrafas será um espaço de divulgação de uma arte que, mais do que uma evasão, constitui um meio de trabalhar a persistência. Aqui apresentarei trabalhos já realizados, outros a realizar, trabalhos de outros, os resultados da minha pesquisa contínua sobre a história e as mútiplas envolvências desta arte, especialmente a das embarcações tradicionais.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O "Mar" de Francesco Biondo (a garrafa de Murano - 1806)


Lembram-se de termos falado aqui no "mar" de garrafa mais antigo que se conhece, do Capitano Giovanni Biondo, 1784?


Giovanni Biondo, 1784  (Museu Holstentor de Arte e Cultura Popular de Lübeck)


Lembram-se de também termos falado aqui de um segundo "mar" do mesmo autor, de 1792?


Giovanni Biondo, 1792 (Museu da Marinha, Lisboa)

Pois bem, no expositor central da primeira sala do vidro, Séc. XVIII, do Museu do Vidro de Murano, Veneza, Itália, há uma outra garrafa datada de 1806. Esta garrafa parece precisamente igual à de 1792, tem um barco do mesmo tipo, a mesma técnica de construção e foi realizada por um também "Capitano" chamado Francesco Biondo. 

Tendo o mesmo apelido, Biondo, e usando a mesma tradição de Giovanni- uma garrafa exactamente igual à de 1792 e  a mesma técnica-  custa a crer que não haja uma ligação familiar, tanto mais que, aparentemente, Francesco também era de Veneza "Veneto".

Aqui vos deixo imagens desta nova maravilha para tirarem as vossas próprias conclusões:


Francesco Biondo, 1806 (Museo del Vetro, Murano)
Foto A. T., Vicenza, 
http://www.mineral.at/flaschen/venedig.htm

E agora comparem os três "Mares"(clique na imagem para a aumentar):



...

Sem comentários: