Mensagens

A mostrar mensagens de janeiro, 2010

O silêncio do mar / Silence of the Sea

 Vjekoslav Zivkovic é um talentoso realizador de cinema de animação Croata. Depois de vos termos mostrado o filme "Women on Board" este é um trailer do seu segundo filme. A razão para voltarmos à animação deste autor prende-se com o facto de centrar as suas temáticas nas garrafas e no mar. Neste caso o mar não é o do interior das garrafas, mas o do seu exterior!

O Mar do Amor / Les Bateaux de Laurent

Não sei se a autora do filme também fez os "mares" que aí aparecem, seja como for são mares de amor conjugal com um velho lobo do mar! A frase que surge no fim do filme é muito bonita, não acham?

Marinheiros do Mar das Garrafas: Paulo Agra

Imagem
Eis mais um modelista que também navega no Mar das Garrafas, chama-se Paulo Agra e podem navegar pelas suas garrafas em  Paulo Agra / Modelismo Naval .

O Mar da "Esperanza" / Seemannslos

Trago-vos outra excelente curta metragem de animação, desta vez homenageando os velhos marinheiros, o mar das garrafas e a cidade de Hamburgo, na Alemanha. Decididamente o Mar das Garrafas também é muito inspirador para os realizadores de Cinema de Animação! Reparem que o "Mar de garrafa" deixado na janela pelo nosso velho Lobo do Mar se chama "Esperanza". Lembrei-me do Poeta Antero de Quental que se suicidou num banco junto a uma parede do Convento da  Esperança em Ponta Delgada nos Açores. Nessa parede havia e há um relevo de uma âncora sobre um outro com a palavra esperança.

Marinheiros do Mar das Garrafas: Juan R. del Barrio

Imagem
     Juan Rodriguez del Barrio é um dos grandes marinheiros do Mar das Garrafas. Os mares em que navega são complexos, fazendo lembrar os mares de Giovanni Biondo , do séc. XVII Juan fez o seu primeiro "mar" com onze anos de idade, mas apenas voltou a fazê-los aos quarenta anos, tendo continuado desde então. Os seus modelos fazem parte de colecções internacionais e, até, reais, pois o Príncipe de Espanha possui um. O seu blogue " Barcos en Botella " está listado no nosso desde o início, mas fazemos a sua apresentação aqui com muito gosto. Juan Rodríguez del Barrio es uno de los grandes navegantes del Mar de las botellas. Los   mares en los cuales navega   son complejos, semejantes a los mares de Giovanni Biondo del siglo XVIII. Juan hizo su primer "mar" con once años de edad, pero sólo reempezó   a los cuarenta y ha continuado desde entonces. Sus modelos son parte de colecciones internacionales e, incluso, reales, porque el Príncipe de

Como colocar um barco numa garrafa (1)

Instruções para colocar um barco numa garrafa, um dos muitos métodos!

Marinheiros do Mar das Garrafas: José A. Ferreira

Imagem
José Alberto Ferreira é um homem que também navega no nosso mar. Genro do nosso amigo Samuel Corujo , é o seu substituto na mesma roda de leme. Podem navegar nas suas águas em Barcos em Garrafas .

Museu naval de Almada vai ser reabilitado

O museu naval de Almada , situado na zona do Ginjal, vai ser reabilitado, na sequência da aprovação de uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que comparticipará o projecto em 44 por cento. António Matos, vereador na Câmara Municipal de Almada com as pastas do turismo e da cultura, salienta que o investimento, que ascende a 300 mil euros, faz parte de “um conjunto mais amplo de operações, que visam revitalizar aquela área mítica e potenciar o seu aproveitamento turístico”. De acordo com o autarca, a câmara municipal decidiu proceder à revitalização daquele espaço, depois de “este apresentar inúmeros sinais de degradação” . “A câmara decidiu revitalizar aquele núcleo museológico, tão ligado ao rio Tejo e à construção naval, para o devolver às populações” , enfatiza. Com a reabilitação, o espaço em questão vai “adaptar e transformar em auditório” o antigo vestiário dos trabalhadores da Companhia Portuguesa de Pescas, dotando o lugar de “um espaço úti

O barco em garrafa de Johanna Evenson / Flaskskeppet av Johanna Evenson

Imagem
O mar das garrafas, além de poético, pode ser musical. Vejam e oiçam (em sueco) " A história de um navio garrafa que era um navio verdadeiro . Historien om ett flaskskepp som blev ett fartyg på riktigt.

O barco na garrafa - um teste de paciência!

A figura que eu faço muitas vezes... diz a Ana!!!

O Mar de Jim Goodwin

Ship-in-a-bottle artist, Jim Goodwin, demonstrates his craft at Pepsi Americas' Sail 2006 in Beaufort, NC.     O artesão de barcos em garrafas, Jim Goodwin , demonstra os seu método de trabalho na Pepsi Americas' Sail 2006 em Beaufort, Carolina do Norte, E.U.A.   E não é que foi o artesão que realizou os modelos do filme Lovely-Bonnes de que já falámos aqui?

O Velho e o Mar

Um trabalho extraordinário de Alexander Petrov baseado no romance de Hemingway , O Velho e o Mar , mesmo sem qualquer garrafa... com um barco! PARTE I PARTE II

O Vidro do Mar

Imagem
  A associação entre o vidro e o mar não passa apenas pelo vidro das garrafas com barcos, pois há o Vidro do Mar. Sim, com letras maiúsculas como qualquer nome que se preze, tal como na respectiva entrada da Wikipédia !   Quem não deparou já com pequenas "pedras" vítreas, sem qualquer aresta, deixadas pelo mar nas praias?   Pois bem, há coleccionadores desse vidro feito pelo homem e arredondado pelo mar. Vidro bem distinto daquele que é vendido aos saquinhos nos centros comerciais. É que este é um vidro  artificial, moldado de propósito para se parecer com aquele que o mar nos devolve com o seu efeito, romanticamente, natural.   A mim atraiu-me esta envolvência do mar  no vidro porque apenas tenho lidado com a contrária. Além disso é mais uma concretização, poética, da associação intuitiva entre a transparência do vidro e da água.

O Mar das Faluas

Imagem
Que linda falua,  que lá vem, lá vem,  é uma falua,  que vem de Belém.  Eu peço ao Senhor Barqueiro que me deixe passar,  tenho filhos pequeninos não os posso sustentar.  Passará, não passará,  algum deles ficará,  se não for a mãe à frente, é o filho lá de trás. A Falua da canção infantil inicia o primeiro dia de 2010 neste blogue. No GIF anterior a Falua surge diante da Gare dos Caminhos de Ferro do Sul, inaugurada no Barreiro em 1861, quando começaram a surgir as primeiras embarcações movidas a vapor (em terceiro plano). O "Mar" que vos apresento é então o "Mar da Palha", ou seja o Rio Tejo na zona mais larga do seu estuário, por onde andavam as Faluas, as Fragatas e as Canoas. Realizei os dois modelos das fotografias à escala, segundo planos existentes no Museu da Marinha em Lisboa . Os modelos mostram dois tipos de armação, um tem dois mastros com velas latinas (a última das faluas com esta armação chamava-se "Roberto"