Translator / Traducteur / Übersetzer / översättaren / переводчик / 翻訳者

O NOSSO PROPÓSITO

O Capitão Haddock da banda desenhada do Tintin é uma boa caricatura de como se atribui a relação entre o mar e as garrafas ao alcoolismo dos marinheiros. No entanto a relação que mais nos interessa é a de que os marinheiros tinham com as garrafas já vazias. Tal como com o álcool, a atenção requerida pela introdução de modelos de veleiros no interior de garrafas -pelos seus gargalos- fazia-os evadirem-se da sua dura realidade. Ao contrário das fantasias de Baco o resultado desta outra relação era uma fantasia perdurável com um significado quase bíblico, o do buraco da agulha e do camelo.

O Mar das Garrafas será um espaço de divulgação de uma arte que, mais do que uma evasão, constitui um meio de trabalhar a persistência. Aqui apresentarei trabalhos já realizados, outros a realizar, trabalhos de outros, os resultados da minha pesquisa contínua sobre a história e as mútiplas envolvências desta arte, especialmente a das embarcações tradicionais.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O "Mar" de Stuart Mitchell

....
A cidade de Bristol, na Inglaterra, tem uma tradição do fabrico e de exportação de vidro que data do século XVII. Referenciando esta tradição e também a sua rica tradição náutica, Stuart Mitchell desenvolveu com  a BV Open Studio em Novembro de 2010 uma técnica de 1860, baseada na ilusão de palco, denominada "Pepper's ghost". Coloca-se uma garrafa vazia dentro de uma caixa de visualização mal iluminada. Quando o espectador olha para dentro da caixa apercebe-se de uma imagem, em três dimensões, de um barco à deriva num mar tempestuoso. A experiência é apoiada por um vento suave que sopra de dentro da caixa, acariciando o rosto do espectador.
In http://www.stuartmitchell.net/



Clique na imagem para ver o vídeo / clik on the image to see the video



Bristol has a history of glass making dating back to the 17th century when ships exported bottles out of the city 's harbour. Referencing both this and the city's nautical past, 'Ship in a bottle' was developed for BV Open Studios in November 2010. Using a technique based on the 1860's stage show illusion 'Pepper's ghost', the work consists of an empty bottle inside a dimly lit viewing box. When the viewer looks inside the box they perceive a 3-dimentional, ghostly, image of a boat drifting endlessly on a stormy sea. The experience is backed up by a gentle wind that blows from within the box, caressing the viewer's face.
In http://www.stuartmitchell.net/
...

2 comentários:

Sergio Nunes disse...

David

Você sempre inovando, essa realmente foi muito legal. Mais uma vez parabéns por esta fantástica apresentação.

Um abraço.

Sergio Nunes

Luís Sérgio disse...

Caro David !
Isto é mesmo um mar imenso. Esta "criação" está excelente. isto de pôr um barco a navegar dentro de uma garrafa é mesmo de artista.
Obrigado pela partilha.

Grande abraço,

Luís Sérgio