Translator / Traducteur / Übersetzer / översättaren / переводчик / 翻訳者

O NOSSO PROPÓSITO

O Capitão Haddock da banda desenhada do Tintin é uma boa caricatura de como se atribui a relação entre o mar e as garrafas ao alcoolismo dos marinheiros. No entanto a relação que mais nos interessa é a de que os marinheiros tinham com as garrafas já vazias. Tal como com o álcool, a atenção requerida pela introdução de modelos de veleiros no interior de garrafas -pelos seus gargalos- fazia-os evadirem-se da sua dura realidade. Ao contrário das fantasias de Baco o resultado desta outra relação era uma fantasia perdurável com um significado quase bíblico, o do buraco da agulha e do camelo.

O Mar das Garrafas será um espaço de divulgação de uma arte que, mais do que uma evasão, constitui um meio de trabalhar a persistência. Aqui apresentarei trabalhos já realizados, outros a realizar, trabalhos de outros, os resultados da minha pesquisa contínua sobre a história e as mútiplas envolvências desta arte, especialmente a das embarcações tradicionais.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Miniature ships

Encontrei o vídeo que se segue sobre uma exposição de trabalhos de Donald McNarry na Galeria Parker. Clique em cima da imagem para o ver (no Facebook clique aqui).

MINIATURE SHIPS



Deve notar-se que estamos a falar de miniaturistas e não de modelistas, pois a escala destes artistas é muito maior e semelhante à de quem realiza veleiros dentro de garrafas.

Além de Donald Mcnarrys, cujos trabalhos também pode ver clicando aqui  há um outro miniaturista que se reclama seu admirador, Lloyd McCaffery, de que pode ver algumas as suas miniaturas, clicando  aqui  e aqui .
...

Sem comentários: