Translator / Traducteur / Übersetzer / översättaren / переводчик / 翻訳者

O NOSSO PROPÓSITO

O Capitão Haddock da banda desenhada do Tintin é uma boa caricatura de como se atribui a relação entre o mar e as garrafas ao alcoolismo dos marinheiros. No entanto a relação que mais nos interessa é a de que os marinheiros tinham com as garrafas já vazias. Tal como com o álcool, a atenção requerida pela introdução de modelos de veleiros no interior de garrafas -pelos seus gargalos- fazia-os evadirem-se da sua dura realidade. Ao contrário das fantasias de Baco o resultado desta outra relação era uma fantasia perdurável com um significado quase bíblico, o do buraco da agulha e do camelo.

O Mar das Garrafas será um espaço de divulgação de uma arte que, mais do que uma evasão, constitui um meio de trabalhar a persistência. Aqui apresentarei trabalhos já realizados, outros a realizar, trabalhos de outros, os resultados da minha pesquisa contínua sobre a história e as mútiplas envolvências desta arte, especialmente a das embarcações tradicionais.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Os "mares" de Heather Gabrielle Rogers


Já tinha publicado um post sobre Heather Gabrielle Rogers neste blogue, que pode rever clicando aqui, mas, como acho que os seus "mares" são muito inspiradores, pedi-lhe que me enviasse um pequeno texto e algumas fotografias sobre eles. Deixo-vos pois com os "mares" de Heather em língua portuguesa e, depois em língua inglesa:



Clique em cima da imagem para a aumentar

Meu nome é Heather Gabrielle Rogers, tenho 26 anos de idade e sou da pequena cidade Mathews, VA, tendo crescido na Baía de Chesapeake. Eu gosto de me considerar uma artista bastante completa, pois inspirei-me um pouco em cada embarcação que se cruzou comigo. Depois de trabalhar como pintora de letreiros de embarcações, rapidamente desenvolvi um grande interesse por veleiros e, quando a oportunidade chegou, mudei-me para um veleiro chamado "Wabi" com meu melhor amigo e companheiro, Stefan Auer.


Clique em cima da imagem para a aumentar

Num dos vários cruzeiros no Wabi, durante uma viagem de retorno das Bahamas em 2009, observei uma demonstração sobre a realização de veleiros em garrafas no Museu Marítimo de Beaufort na Carolina do Norte. Eu precisava de um tipo de actividade com produtos suficientemente pequeno para caber num barco e era isso!  Comecei  logo a recolher informações em livros, internet e artigos de revista, e depois de ter visto algumas demonstrações de como esculpir madeira, por parte de Stefan, eu encontrei o meu próprio caminho para realizar miniaturas de veleiros em garrafas no meu tempo livre. Até o momento completei quase 30 miniaturas de veleiros e cenas em garrafas.

Clique em cima da imagem para a aumentar

Embora ainda seja uma recente miniaturista de barcos em garrafas  tenho desenvolvido uma grande paixão por eles e esforço-me para desenvolver minhas habilidades com cada novo modelo. Como resultado de meu interesse também desenvolvi um site onde coloco imagens dos meus trabalhos e espero assim ajudar a manter viva a tradição deste tipo de arte náutica original e tradicional, compartilhando-a com qualquer um para que possa perdurar para as gerações vindouras.

Meus veleiros em garrafas podem ser vistos no meu site: http://www.shipinbottles.com/

________//_________


 My name is Heather Gabrielle Rogers, I’m a 26 year old, small town girl from Mathews, VA and have grown up on the Chesapeake Bay. I like to call myself a well-rounded artist and have tried a little of every craft that has come my way. After working as a sign painter and boat letterer, I quickly developed a huge interest in sailboats, and when the chance arrived, moved onto a 40’ steel boat called “Wabi” with my best friend and companion, Stefan Auer.

Clique em cima da imagem para a aumentar

 We’ve taken multiple cruises on our boat and during a return trip from the Bahamas in 2009, I observed a demonstration on putting ships in bottles at the Beaufort Maritime Museum in North Carolina. I needed a new craft small enough to fit on a boat and this was it!

Clique em cima da imagem para a aumentar

I soon began gathering information from books, internet, and magazine articles, and after getting a few carving demonstrations from Stefan, I was well on my way to making one ship after another in my free time. To date, I have completed nearly 30 ships and scenes in bottles.

Clique em cima da imagem para a aumentar

Though I have only been working for a short period of time, I have developed a great passion for the craft and strive to develop my skills further, with each new model. As a result of my interest, I have developed a website and post my ships in bottles on multiple sites on the internet. Overall, I hope that I can aid in keeping this unique and traditional nautical artwork alive, where it can be shared with any and all people for generations to come.

Clique em cima da imagem para a aumentar

My ships in bottles can be seen on my website: http://www.shipinbottles.com/


My Ship in Bottle Facebook Page: http://www.facebook.com/shipinbottles

...

Sem comentários: