Translator / Traducteur / Übersetzer / översättaren / переводчик / 翻訳者

O NOSSO PROPÓSITO

O Capitão Haddock da banda desenhada do Tintin é uma boa caricatura de como se atribui a relação entre o mar e as garrafas ao alcoolismo dos marinheiros. No entanto a relação que mais nos interessa é a de que os marinheiros tinham com as garrafas já vazias. Tal como com o álcool, a atenção requerida pela introdução de modelos de veleiros no interior de garrafas -pelos seus gargalos- fazia-os evadirem-se da sua dura realidade. Ao contrário das fantasias de Baco o resultado desta outra relação era uma fantasia perdurável com um significado quase bíblico, o do buraco da agulha e do camelo.

O Mar das Garrafas será um espaço de divulgação de uma arte que, mais do que uma evasão, constitui um meio de trabalhar a persistência. Aqui apresentarei trabalhos já realizados, outros a realizar, trabalhos de outros, os resultados da minha pesquisa contínua sobre a história e as mútiplas envolvências desta arte, especialmente a das embarcações tradicionais.

domingo, 11 de setembro de 2011

O "Mar" pirata do Acácio


Hoje este blogue faz dois anos e para comemorar apresentamos o nosso segundo "Mar", feito em 1985 na Vila de Nordeste na Ilha de S. Miguel nos Açores. Diga-se para ser verdadeiro que esta garrafa teve alguns precalços, especialmente por ter realizado o diorama em gesso. Com este material o vidro ficava embaciado!

Como poderão ver no vídeo a versão B deste "Mar", já sem o gesso, foi oferecida ao meu amigo Acácio que também vivia no Nordeste de S. Miguel. A temática dos piratas surgiu porque na ilha onde estávamos havia alguns -poucos- "piratas" que por vezes nos atormentavam! Lembro-me que a figura do pirata que está ajoelhado, tirando o ouro da arca, andou uma dúzia de horas na boca do Zé Manel de Tomar... quando o mostrei para demonstrar a minha perícia de escultor, ele pegou no boneco e "comeu-o"! 






O vídeo seguinte é o trailler do filme de Polanski, que em minha opinião é o filme sobre o tema mais conseguido, a prestação de Walter Matthaw é soberba!




...

5 comentários:

Luís Sérgio disse...

Caro David !
Parabéns!
Continua a brindar-nos com esta excelente e diferente partilha.
Imagino que não seja fácil, sobretudo, pelo tempo que nos vão roubando noutras tarefas absurdas e massacrantes que nos impedem, como desejaríamos de nos dedicar à arte e à cultura. Mas navegar nem que seja num mar de garrafas pode ser a solução para sublimar estes tempos cruéis e tirãnicos para onde nos vão atirando.
Nunca deixes que te cortem as asas.
Grande abraço,
Luís Sérgio

Guida disse...

Parabéns David. Continua a navegar assim. Um grande abraço

Sergio Nunes disse...

Olá David

É com grande satisfação que parabenizo-o pela comemoração de mais um ano de trabalho no Blog. Trabalho este, que me incentivou a publicar logo o meu Blog. Continue trazendo esse excelente conteúdo para nós que apreciamos tanto esta arte.

Muito bom vídeo que representa bem o conteúdo do blog.

Abraços brasileiros.

Sergio Nunes

David Luna de Carvalho disse...

Obrigado gente!

David Luna de Carvalho disse...

Sergio,

Já reparou que este blogue já tem 5364 visitantes brasileiros contra 4461 portugueses?... Qualquer dia sou brasileiro!