Translator / Traducteur / Übersetzer / översättaren / переводчик / 翻訳者

O NOSSO PROPÓSITO

O Capitão Haddock da banda desenhada do Tintin é uma boa caricatura de como se atribui a relação entre o mar e as garrafas ao alcoolismo dos marinheiros. No entanto a relação que mais nos interessa é a de que os marinheiros tinham com as garrafas já vazias. Tal como com o álcool, a atenção requerida pela introdução de modelos de veleiros no interior de garrafas -pelos seus gargalos- fazia-os evadirem-se da sua dura realidade. Ao contrário das fantasias de Baco o resultado desta outra relação era uma fantasia perdurável com um significado quase bíblico, o do buraco da agulha e do camelo.

O Mar das Garrafas será um espaço de divulgação de uma arte que, mais do que uma evasão, constitui um meio de trabalhar a persistência. Aqui apresentarei trabalhos já realizados, outros a realizar, trabalhos de outros, os resultados da minha pesquisa contínua sobre a história e as mútiplas envolvências desta arte, especialmente a das embarcações tradicionais.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

PARABÉNS, MADALENA!!!

A Madalena, minha neta, faz 4 anos e a prenda que lhe dou é uma coquette  navegando no Rio Tejo, junto a 4 golfinhos, numa bonita garrafa azul!

Este projecto remonta ao seu primeiro aniversário, mas não consegui realizá-lo como queria, ou seja com algo de novo na minha técnica. Agora, nos 4 anos da Madalena, consegui e estou contente porque a Madalena tem o 4 como número preferido!

A novidade é que este mar é transparente, deixando ver todo o casco da "coquette" e os golfinhos que se lhe juntam. Deixo-vos pois com as fotografias deste meu último "mar de garrafa", mostrando as fases deste projecto que durou 4 anos e se baseou nos planos da Coquette "Fatinitza", existente no Museu da Marinha em Lisboa!


 





















O projecto inicial, nas imagens que se seguem, correu mal por as velas terem tocado na resina, absorvendo-a!








 
O último projecto! 


 










___//___






 







PARABÉNS, MADALENA !!!



...

4 comentários:

veleironagarrafa disse...

Olá David

É um prazer estar aqui novamente e ver essa maravilha de miniatura; tão bem trabalhada e apresentada para nós.
Gostei ainda de ver-te em seu atelier.
Um grande abraço.

Sergio Nunes

Luís Sérgio disse...

Bom trabalho, mas o que mais importa é dar os parabéns à neta e aos avós.
Abraço,
Luís Sérgio

Heraldo justino disse...

lindo presente david,continue com a sua criatividade. um abraço.heraldo justino

David Luna de Carvalho disse...

Obrigado pelas vossas palavras, caros amigos!