Translator / Traducteur / Übersetzer / översättaren / переводчик / 翻訳者

O NOSSO PROPÓSITO

O Capitão Haddock da banda desenhada do Tintin é uma boa caricatura de como se atribui a relação entre o mar e as garrafas ao alcoolismo dos marinheiros. No entanto a relação que mais nos interessa é a de que os marinheiros tinham com as garrafas já vazias. Tal como com o álcool, a atenção requerida pela introdução de modelos de veleiros no interior de garrafas -pelos seus gargalos- fazia-os evadirem-se da sua dura realidade. Ao contrário das fantasias de Baco o resultado desta outra relação era uma fantasia perdurável com um significado quase bíblico, o do buraco da agulha e do camelo.

O Mar das Garrafas será um espaço de divulgação de uma arte que, mais do que uma evasão, constitui um meio de trabalhar a persistência. Aqui apresentarei trabalhos já realizados, outros a realizar, trabalhos de outros, os resultados da minha pesquisa contínua sobre a história e as mútiplas envolvências desta arte, especialmente a das embarcações tradicionais.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A História das embarcações de Aidano / the Aidano ships history bottle




 O nosso companheiro Aidano Dallafiora conquistou um lugar no Guiness com o "Mar" que se apresentou,  que exibe as várias etapes da História das embarcações e é constituído por: 

 Il nostro compagno Aidano Dallafiora ha vinto un posto nel Guinness con "Mar" che vi presentiamo, che visualizza le varie etapes di la Storia dei vasi e si compone di:

Notre compagnon Aidano Dallafiora a gagné une place dans le Guinness avec le "Mar" qui nous vous présentons, Il affiche les différentes etapes Histoire des navires et se compose de:


Our companion Aidano Dallafiora won a place in the Guinness with the "Mar" we present you, which displays the various etapes History of vessels and consists of:


1) barca di papiro : Egitto 3500 a.C. Propulsa con pagaie e "guidata" con un doppio remo timone.
2) trireme greca : VI° secolo a.C. Oltre 70 vogatori imprimevano velocità e spinta al rostro, il ponte incavato al centro proteggeva i soldati.
3) mercantile romano : II° secolo d.C. Propulsa solo con vele, provvista di cabine e confort.
4 cocca anseatica : Europa Settentrionale XII° secolo. Notare il timone poppiero, il tagliamare dritto, i castelli di prora e poppa.
5) caracca spagnola: " Santa Maria 1492 ". Provvista di tre alberi, armata con cannoni.
6) la reale : galea francese fine 600. Nave ammiraglia profusa di notevoli ricchezze, con sette galeotti ad ogni remo.
7) Victory: fregata inglese 1765. nave ammiraglia di Nelson, la parte sommersa è rivestita in rame.
8) great eastern: piroscafo inglese 1858, unica nave con propulsione mista: vela, elica e ruota.
9) Queen Mary : Scozia 1934, con i suoi 311 metri di lunghezza è stata per molti anni la più grande nave in servizio.
10) Savannah : U.S.A. 1959, il nome è quello del primo piroscafo che attraversò l'Atlantico. il primo mercantile a propulsione nucleare.

Click on the image to enlarge



...
  

Sem comentários: