Translator / Traducteur / Übersetzer / översättaren / переводчик / 翻訳者

O NOSSO PROPÓSITO

O Capitão Haddock da banda desenhada do Tintin é uma boa caricatura de como se atribui a relação entre o mar e as garrafas ao alcoolismo dos marinheiros. No entanto a relação que mais nos interessa é a de que os marinheiros tinham com as garrafas já vazias. Tal como com o álcool, a atenção requerida pela introdução de modelos de veleiros no interior de garrafas -pelos seus gargalos- fazia-os evadirem-se da sua dura realidade. Ao contrário das fantasias de Baco o resultado desta outra relação era uma fantasia perdurável com um significado quase bíblico, o do buraco da agulha e do camelo.

O Mar das Garrafas será um espaço de divulgação de uma arte que, mais do que uma evasão, constitui um meio de trabalhar a persistência. Aqui apresentarei trabalhos já realizados, outros a realizar, trabalhos de outros, os resultados da minha pesquisa contínua sobre a história e as mútiplas envolvências desta arte, especialmente a das embarcações tradicionais.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Rasca da Ericeira II





aqui tínhamos escrito sobre a Rasca da Ericeira, uma embarcação tradicional portuguesa de três mastros com velas latinas magníficas que não existe há muito. Hoje deixamos aqui a fotografia de uma miniatura existente no Museu da Ericeira, cortesia de Pedro Aquino, a quem agradecemos.



Nous avions déjà écrit sur Rasca d'Ericeira, un'embarcation traditionnel portugaise à trois mâts avec des magnifiques voiles latines, qu'il n'existe longtemps . Aujourd'hui, nous laissons ici une photo d'une Miniature du Museu da Ericeira, photo de Pedro Aquino, que nous remercions.


We had already written about Rasca of Ericeira, a portuguese traditional vessel with three magnificent lateen sails, that no longer exists. Today we leave here a picture of an existing Miniature in Ericeira Museum, courtesy of Pedro Aquino.



Clique na imagem para a aumentar / Cliquez sur l'image pour l'agrandir /
Click on image to increase it




Clique na imagem para a aumentar / Cliquez sur l'image pour l'agrandir /
Click on image to increase it

...


Sem comentários: