Translator / Traducteur / Übersetzer / översättaren / переводчик / 翻訳者

O NOSSO PROPÓSITO

O Capitão Haddock da banda desenhada do Tintin é uma boa caricatura de como se atribui a relação entre o mar e as garrafas ao alcoolismo dos marinheiros. No entanto a relação que mais nos interessa é a de que os marinheiros tinham com as garrafas já vazias. Tal como com o álcool, a atenção requerida pela introdução de modelos de veleiros no interior de garrafas -pelos seus gargalos- fazia-os evadirem-se da sua dura realidade. Ao contrário das fantasias de Baco o resultado desta outra relação era uma fantasia perdurável com um significado quase bíblico, o do buraco da agulha e do camelo.

O Mar das Garrafas será um espaço de divulgação de uma arte que, mais do que uma evasão, constitui um meio de trabalhar a persistência. Aqui apresentarei trabalhos já realizados, outros a realizar, trabalhos de outros, os resultados da minha pesquisa contínua sobre a história e as mútiplas envolvências desta arte, especialmente a das embarcações tradicionais.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Nova BIONDO de 1786 / Nouvelle BIONDO 1786 / New BIONDO 1786


Há muito que não tenho podido renovar os post do MAR DAS GARRAFAS, mas hoje a mudança é imperativa, pois o senhor Alberto Toffanin de Veneza escreveu-me para me dizer que é proprietário de uma peça de Giovanni BIONDO datada de 1786! Significa isto que as peças conhecidas de Giovanni passam a ser 3 e as da família Biondo, com a de Francesco, passam a ser 4. A mais antiga, de 1784 é a que está no palácio da Hansa em Lübeck, Alemanha, a de Lisboa passa para terceiro lugar, pois é de 1792 e esta de Veneza ocupa o segundo lugar (1786). A de Francesco BIONDO (existente no Museu de Murano, Veneza) continua a ser mais recente de 1806. Deixo-vos as fotografias enviadas pelo Signor Toffanin a quem ficamos muito gratos.






Il ya longtemp que je n'ai pas pu renouveler MER DE BOUTEILLES, mais aujourd'hui, le changement est impératif, parce que Signor Alberto Toffanin de Venise m'a écrit pour me dire qu'il possède une bouteille de Giovanni BIONDO datée 1786! Cela signifie que les bouteilles connues de Giovanni deviennent 3 et les bouteilles de la famille Biondo, avec Francesco, deviennent 4. La plus ancienne est daté de 1784 et est localisé au palais de la Hanse en Lübeck, Allemagne. La seconde, en Lisbonne reste à la troisième place, daté de 1792. La deuxième c'est la nouvelle bouteille de Monsieur Toffanin à Venise (1786). La  bouteille de Francesco BIONDO (existant au Musée de Murano, Venise) reste la plus récente de 1806. Je vous laisse les photos envoyées par Signor Toffanin à qui nous sommes très reconnaissants.

A assinatura e a data na vela / La signature et la date dans la voile /
The signature and the date on the sail
I have not been able to renew SEA OF BOTTLES posts, but today the change is imperative, because Signor Alberto Toffanin, from Venice, wrote me to tell he owns a bottle of Giovanni BIONDO dated 1786! This means that the known bottles of Giovanni become 3 and bottles of Biondo family, with Francesco, become 4. The Oldest, is the 1784 bottle, in the the Hansa Lubeck palace, Germany, the Lisbon bottle goes to third place, 1792, The new Biondo bottle ranks second in Venice (1786). The Francesco BIONDO bottle (existing at the Museum of Murano, Venice) remains the latest in 1806. I leave you with the photos sent by Signor Toffanin whom we are very grateful.


As 4 garrafas de BIONDO / Les 4 bouteilles de BIONDO / The 4 BIONDO bottles

 
Click na imagem / Cliquez sur l'image / Click on the image

...

Sem comentários: