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O NOSSO PROPÓSITO

O Capitão Haddock da banda desenhada do Tintin é uma boa caricatura de como se atribui a relação entre o mar e as garrafas ao alcoolismo dos marinheiros. No entanto a relação que mais nos interessa é a de que os marinheiros tinham com as garrafas já vazias. Tal como com o álcool, a atenção requerida pela introdução de modelos de veleiros no interior de garrafas -pelos seus gargalos- fazia-os evadirem-se da sua dura realidade. Ao contrário das fantasias de Baco o resultado desta outra relação era uma fantasia perdurável com um significado quase bíblico, o do buraco da agulha e do camelo.

O Mar das Garrafas será um espaço de divulgação de uma arte que, mais do que uma evasão, constitui um meio de trabalhar a persistência. Aqui apresentarei trabalhos já realizados, outros a realizar, trabalhos de outros, os resultados da minha pesquisa contínua sobre a história e as mútiplas envolvências desta arte, especialmente a das embarcações tradicionais.

domingo, 14 de dezembro de 2014

O "HIATE DE SETÚBAL"




  Com os   meus  desejos de  feliz natal,  apresento-vos  hoje  o
"Hiate de Setúbal". O Hiate de Setúbal era uma embarcação com os seus estaleiros no estuário do rio Sado e a sua principal função era o transporte de sal. A sua configuração aponta para que ele tenha sido o resultado de uma tradição de construção nautica holandesa. Em 1994, quando já não existia qualquer destas embarcações há muito, construiu-se um de raiz como se pode ver em um dos vídeos deste post.

A miniatura que eu realizei está à escala 1:253 e foi contruído com cavername e tabuado como se pode ver nas várias fotografias. Clique em cima de cada imagem para a ampliar.





Con mis deseos de feliz navidad, hoy les presento el "Hiate de Setúbal". El Hiate de Setúbal era un buque, similar a la goleta, con sus astilleros en el estuario del río Sado y su función principal era el transporte de sal. Su configuración indica que fue el resultado de una tradición de construcción náutica holandés. En 1994, cuando ya no había ninguno de estos buques , fue construida uno nuevo, como se puede ver en uno de los videos de este post.

La miniatura que yo hizo se encontra a escala 1: 253 y se construyó con su estrutura y tablones de madera como se puede ver en varias fotografías.
haga clic en cada imagen para ampliar.





Avec mes voeux de joyeux noël, aujourd'hui je vous présente le «Hiate de Setúbal". Le Hiate de Setúbal était un bateau avec ses chantiers dans l'estuaire de la rivière Sado et sa fonction principale était le transport de sel. Leur configuration indique qu' il était le résultat d'une tradition de construction nautique néerlandais. En 1994, quand il n'y avait plus aucun de ces bateaux á long temp, a été construit un nouveau, comme on peut le voir dans une des vidéos de ce poste.

La miniature qui j'ai réalisé est à l'échelle 1: 253 et a été construit avec son structure e planches de bois comme on peut le voir dans plusieurs photographies. Cliquez sur l'image pour l'a grandir.





With my merry christmas wishes, I present the "Hiate de Setúbal". The Hiate of Setúbal was a sail vessel, similar to the schooner, with its shipyards in the estuary of the River Sado and its main function was the transport of salt. Its configuration indicates that it was the result of a Dutch nautical building tradition. In 1994, when there was no longer any of these vessels, was built a new one, as can be seen in one of the videos of this post.

The miniature I realized is at 1: 253 scale and was built with its structure of wood and planking as can be seen in several photographs
. Click on the images to enlarge it.







  




 











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