Translator / Traducteur / Übersetzer / översättaren / переводчик / 翻訳者

O NOSSO PROPÓSITO

O Capitão Haddock da banda desenhada do Tintin é uma boa caricatura de como se atribui a relação entre o mar e as garrafas ao alcoolismo dos marinheiros. No entanto a relação que mais nos interessa é a de que os marinheiros tinham com as garrafas já vazias. Tal como com o álcool, a atenção requerida pela introdução de modelos de veleiros no interior de garrafas -pelos seus gargalos- fazia-os evadirem-se da sua dura realidade. Ao contrário das fantasias de Baco o resultado desta outra relação era uma fantasia perdurável com um significado quase bíblico, o do buraco da agulha e do camelo.

O Mar das Garrafas será um espaço de divulgação de uma arte que, mais do que uma evasão, constitui um meio de trabalhar a persistência. Aqui apresentarei trabalhos já realizados, outros a realizar, trabalhos de outros, os resultados da minha pesquisa contínua sobre a história e as mútiplas envolvências desta arte, especialmente a das embarcações tradicionais.

domingo, 9 de agosto de 2015

A "Muleta" de Bertrand Meunier / La "Muleta" de Bertrand Meunier / Bertrand Meunier "Muleta"

Um colega francês, Bertrand Meunier, miniaturista de Barcos em garrafas pediu-me dados sobre a Muleta do Seixal e Barreiro que pescava no "Mar da Muleta" entre Cascais e o Guincho. Recomendei-lhe o livro fabuloso do saudoso Professor Manuel Leitão e eis a sua obra, belíssima!




Un collègue français, Bertrand Meunierminiaturiste de bateaux en bouteilles m'a demandé des données sur la Muleta de Seixal et Barreiro qui pêchaient dans le «mer de la Muleta" entre Cascais et Guincho (Portugal). Je lui ai recommandé l'étude fabuleuse du professeur Manuel Leitão et voici son travail ...magnifique!





A French colleague, Bertrand Meunier, ship in bottle miniaturist, asked me data about Muleta of Seixal and Barreiro,  fishing in the "mér of Muleta", between Cascais and Guincho (Portugal). I recommended him the fabulous study by Professor Manuel Leitão and you can see his work  ...beautiful!




 Un colega francés, Bertrand Meunierminiaturistas de barcos en botellas, me pidió datos sobre la muleta de Seixal y Barreiro que estaba pescando en el "Mar de Muleta" entre Cascais y Guincho (Portugal). Yo recomendé le fabuloso libro del difunto profesor Manuel Leitão y podemos contemplar su trabajo ... muy hermoso!





















...

Sem comentários: