Translator / Traducteur / Übersetzer / översättaren / переводчик / 翻訳者

O NOSSO PROPÓSITO

O Capitão Haddock da banda desenhada do Tintin é uma boa caricatura de como se atribui a relação entre o mar e as garrafas ao alcoolismo dos marinheiros. No entanto a relação que mais nos interessa é a de que os marinheiros tinham com as garrafas já vazias. Tal como com o álcool, a atenção requerida pela introdução de modelos de veleiros no interior de garrafas -pelos seus gargalos- fazia-os evadirem-se da sua dura realidade. Ao contrário das fantasias de Baco o resultado desta outra relação era uma fantasia perdurável com um significado quase bíblico, o do buraco da agulha e do camelo.

O Mar das Garrafas será um espaço de divulgação de uma arte que, mais do que uma evasão, constitui um meio de trabalhar a persistência. Aqui apresentarei trabalhos já realizados, outros a realizar, trabalhos de outros, os resultados da minha pesquisa contínua sobre a história e as mútiplas envolvências desta arte, especialmente a das embarcações tradicionais.

terça-feira, 18 de abril de 2017

Os Barcos em Garrafas de Hans de Haan, Holanda / The Ships in Bottles by Hans de Haan, Holland / Bijzondere verzamelingen Flessenscheepjes






Descobrimos o documentário, que apresentamos no fim, sobre a arte de um amigo holandês, Hans de Haan, que já nos deu o prazer da sua visita para vir ver a garrafa de Biondo no Museu da Marinha em Lisboa. Infelizmente não sabemos traduzir o idioma holandês. Hans é também o presidente da Associação Holandesa de construtores de barcos em garrafas!






We discovered the documentary, which we will present at the end, about the art of a Dutch friend, Hans de Haan, who already gave us the pleasure of his visit to come and see the bottle of Biondo at the Museum of the Navy in Lisbon. Unfortunately we do not know how to translate the Dutch language. Hans is also the president of the Dutch Association of boat builders in bottles!






Nous avons découvert le documentaire, que nous présenterons à la fin,  sur l'art d'un ami hollandais, Hans de Haan, qui nous a déjà profité de sa visite pour voir la bouteille de Biondo au Musée de la Marine à Lisbonne. Malheureusement, nous ne savons pas comment traduire la langue néerlandaise. Hans est également le président de l'Association néerlandaise des constructeurs de bateaux en bouteilles!






Descubrimos el documental, que presentamos al final, sobre sobre el arte de un amigo holandés, Hans de Haan, que ya nos dio el placer de su visita para venir a ver la botella de Biondo en el Museo de la Marina en Lisboa. ¡Desafortunadamente no sabemos traducir el idioma holandés. Hans es también el presidente de la Asociación Holandesa de constructores de barcos en botellas!






Abbiamo scoperto il documentario, che abbiamo presentato alla fine, sull'arte sull'arte di un amico olandese Hans de Haan, che già ci ha dato il piacere della sua visita a venire a vedere la bottiglia di Biondo al Museo della Marina di Lisbona. Purtroppo non sappiamo come tradurre la lingua olandese. Hans è anche il presidente dell'Associazione olandese dei costruttori di barche in bottiglie!









...


Sem comentários: