O "Mar" do "Xaveco" / " Xebec"

O "Xaveco" era uma embarcação muitíssimo rápida que navegava pelo Mediterrâneo. Construído no norte de África, nomeadamente no que é hoje a Argélia, servia os piratas magrebinos e era tão rápido que a única forma de o derrotar era com outro igual. Muitos países europeus, Portugal entre eles, construíram-no ou utilizaram aqueles que conseguiam apresar. Nunca construí nenhum, mas o meu amigo Nuno Miranda realizou o que se mostra.
















No vídeo pode ver-se uma reconstituição em 3D.


Comentários

Luís Sérgio disse…
Caro David !

já tinha ouvido falar no Xaveco, mas nunca o tinha visto numa garrafa, aliás pela sua rapidez até pensei que seria impossível aprisioná-lo fosse onde fosse, mas pelos vistos é , e com muita arte.

abraço,

Luís Sérgio