Translator / Traducteur / Übersetzer / översättaren / переводчик / 翻訳者

O NOSSO PROPÓSITO

O Capitão Haddock da banda desenhada do Tintin é uma boa caricatura de como se atribui a relação entre o mar e as garrafas ao alcoolismo dos marinheiros. No entanto a relação que mais nos interessa é a de que os marinheiros tinham com as garrafas já vazias. Tal como com o álcool, a atenção requerida pela introdução de modelos de veleiros no interior de garrafas -pelos seus gargalos- fazia-os evadirem-se da sua dura realidade. Ao contrário das fantasias de Baco o resultado desta outra relação era uma fantasia perdurável com um significado quase bíblico, o do buraco da agulha e do camelo.

O Mar das Garrafas será um espaço de divulgação de uma arte que, mais do que uma evasão, constitui um meio de trabalhar a persistência. Aqui apresentarei trabalhos já realizados, outros a realizar, trabalhos de outros, os resultados da minha pesquisa contínua sobre a história e as mútiplas envolvências desta arte, especialmente a das embarcações tradicionais.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Matthias Buchinger 1674-1722

Matthias Buchinger nasceu em 1674 na cidade de Ansbach, Alemanha, sem mãos e sem pernas. Foi um artista e performer de magia, realizou muitas demonstrações em muitas cortes europeias e ficou conhecido como o "pequeno homem de Nuremberga". Esteve em Inglaterra e, posteriormente, na Irlanda, onde morreu na cidade de Cork. Foi casado quatro vezes e teve pelo menos 14 filhos (de oito mulheres).  Apesar da sua deficiência -não ter mãos- Buchinger construia miniaturas no interior de garrafas com cenas de exploração mineira, sendo o mais antigo miniaturista no interior de garrafas conhecido, o seu lema era o de superar todas as dificuldades, especialmente as provocadas pelas suas limitações físicas.

 A fotografia que se segue foi tirada em Worcestershire pelo meu amigo Alan Rogers, editor da revista Bottleship da Associação Europeia de Barcos em Garrafas. A garrafa tem cerca de oito centímetros de altura e representa dois estratos, no superior uma roldana por onde se retira o minério de uma mina e no inferior os mineiros escavar o minério.  





Para poderem conhecer mais sobre garrafas com cenas de trabalho em minas pode ver o site do nosso amigo  Peter Huber clicando aqui .

...

Sem comentários: