A iniciativa inclui uma exposição de modelos em construção, um workshop e uma conferência sobre modelismo e arqueologia naval.
Na parte teórica do Ateliê será feita uma comunicação intitulada “Historicidade, complexidade e diversidade. Elementos fundamentais para uma arqueologia dos barcos do Tejo”, a cargo de Carlos Montalvão. A vertente prática está a cargo do Comandante Ferdinando Oliveira Simões, que irá apresentar o modelo de um junco, de sua autoria, pondo em evidência as aproximações e as diferenças de aparelho e manobra entre este tipo de embarcação oriental e os barcos do Tejo.
![]() |
Pedro Nunes (Ex Thermophilae) |
A iniciativa possibilita o encontro e a troca de experiências e de saberes entre amadores e profissionais ligados à prática do modelismo e ao estudo arqueológico das embarcações históricas e tradicionais e é uma excelente oportunidade para vincar as potencialidades do modelismo naval enquanto instrumento privilegiado no fomento do estudo, da conservação e da promoção do património marítimo e da história da náutica.
Muletas |
Os participantes são convidados a inscrever-se num almoço de confraternização a suportar pelos próprios, sendo que a refeição terá ementa e preço fixo previamente comunicado aos eventuais interessados.
Para mais informações clique aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário