A exposição de Joaquin Bejerano Verano em Julho e Agosto em Rota

 

Joaquin na sua Vespa









A entrada do Castillo di Luna com um pendão alusivo à exposição.




No 16.º aniversário deste blogue, iniciado a 11 de Setembro de 2009, tenho o grande prazer de vos apresentar a exposição que o nosso companheiro Joaquin Bejarano Verano realizou entre 15 de julho e 15 de agosto. Conheci Joaquin, pessoalmente, há 7 anos, numa outra sua exposição de "barcos em garrafas". Sobre ele traduzirei o cartaz que se situava na própria sala da exposição, pois acho que sintetiza muitíssimo bem quem ele é neste nosso mundo artístico:

"Joaquin nasceu em Rota, Cádiz, Espanha, no ano de 1952. Ele é uma pessoa afável, cheio de sabedoria e mestria. Sempre se sentiu atraído pelo mar e esta apaixonante atividade do mundo dos barcos em garrafas. Já a pratica há mais de quatro décadas. Ele desenvolveu técnicas próprias e ferramentas originais para exercer a delicada montagem das miniaturas no ventre das garrafas. Já realizou exposições, tanto pessoais, como coletivas. O seu domínio desta arte é tão elevado que é considerado como um dos maiores miniaturistas de barcos em garrafas a nível mundial. Disfrutem, contemplando tão esmerados trabalhos (nas fotografias e vídeos de todas as peças expostas)."


A mesa de "cirurgia" de Joaquin




Doca de Rota


Fantasia do Sul - Cádiz


Área histórica de Rota


Rota marinheira - Cena portuária


Falucho Miguel Maria


Yate de cruzeiro (Sparkman & Stephens)


Navio baleeiro - 1850


Prestige - O petroleiro que causou a grande catástrofe no Noroeste de Espanha a 13 de Novembro de 2002 (trabalho realizado no 20º aniversário do trágico acontecimento).



Galeão Espanhol do Séc. XVI, San Martin


Malécon - Cuba



Ponte Rialto - Veneza (2021)



Titanic, realizado no centésimo aniversário da sua tragédia, 14 de Abril de 1912



Arrastão Gabriel



Soberano dos Mares, Navio Inglês do séc. XVII. Pode ver a construção desta miniatura clicando aqui .


Submarino em campo de minas.


Wappen von Hamburg - Navio de escolta dos navios mercantes holandeses. Afundou devido a uma explosão no paiol, tendo morrido muitos tripulantes em Outubro de 1683. Poderá ver a construção deste barco clicando aqui


Couraçado "Maine". Devido a uma forte explosão, afundou-se em 15 de Fevereiro de 1898 no porto de Havana e este facto foi a causa da guerra entre Espanha e os Estados Unidos da América.




HMS Endeavour, Navio inglês do Séc. XVIII, comandado por Coock


Golden Hind - Galeão inglês do Séc. XVI (realizou uma circum-navegação entre 1577 e 1580)


A oficina do artista construtor de barcos em garrafas (com as fotografias da sua família)


HMS Bounty - Navio da armada inglesa, em 28 de Abril de 1789 foi palco de um dos motins mais conhecidos da História náutica. Pode ver a construção desta miniatura clicando aqui .



Nau Santa Maria 


Santíssima Trinidade - Navio espanhol que chegou a ter 140 canhões. Foi o maior navio e o mais bem armado do seu tempo e o único do mundo com 4 pontes. 


HMS Victory - corte da secção do mastro grande.


HMS Victory - Navio inglês do Séc. XVII. Ainda existe como museu e Portsmouth e é famosíssimo pela sua participação em 1805 na batalha de Trafalgar, como navio almirante, comandado por Lord Nelson.


San Bartolomé - Galeão Espanhol (1592)



América- Em 22 de Agosto de 1851 esta escuna venceu pela primeira vez os britânicos na regata que se viria, posteriormente a chamar a "Taça  América"


HMS Prince - Navio Inglês do Séc.XVII. Navio de primeira classe, com 100 canhões, da marinha real britânica. Pode ver a construção deste modelo clicando aqui.


Discovery - Foi o último navio de três mastros construído em madeira no Reino Unido. Foi utilizado por Robert Scot na cartografia das costas antárticas e, devido ao bloqueio do gelo teve de permanecer dois anos na ilha de Ross.



Vasa - Navio Sueco que naufragou, logo após ser lançado à água a 10 de Agosto de 1628. Pode ver a construção deste modelo clicando aqui



HMS Royal Wiliams - 1719. Pode ver a construção deste barco clicando aqui .


Submarino U573 -  pertenceu à armada espanhola.


Eagle - barca guarda-costeira dos Estados Unidos da América


Calypso - navio de investigação oceânico do Comandante Jacques Costeau. Foi determinante para o emergir de uma consciência ambiental.


Roter Lowe - Nave do Séc. XVI


Juan Sebastian del Cano  - Saída do navio-escola espanhol para uma viagem de instrução atravessando a antiga ponte de Cádiz


Juan Sebastian del Cano - navio escola espanhol 


Juan Sebastian del Cano - navio escola espanhol 




Juan Sebastian del Cano - navio escola espanhol 



Praia e balneário de La Palma, Cádiz


Barco de pesca da costa ocidental da Suécia


San Filipe - Navio Espanhol do Séc. XVIII- As alusões  relativas à sua existência são contraditórias, pois existiu um outro navio com o mesmo nome em 1793, mas que, ao contrário das referências a este, não participou em acções bélicas.


Escuna de 3 mastros usada no mediterrâneo ocidental entre os séculos XIX e XX


Galera russa - Séc. XVI


Mare Nostrum - arrastão espanhol 


Ark Royal - Galeão Inglês Séc. XVI. Esteve na "Armada Invencível" e a sua carreira prolongou-se por 50 anos.


Beagle -  Bergantin com terceiro mastro à ré. Levou Charles Darwin à descoberta da "Origem das Espécies". Realizado por mim, David Luna de Carvalho, entreguei-o à guarda de Joaquin que teve a amabilidade de o expôr.


Buenaventura - Vapor misto de 3 mastros


Iate de Cruzeiro dos anos 30


Praça Batolomé e seu limite, Rota


Adriano III - Vapor do porto


Hespérides (A33) - navio espanhol de investigação oceanográfica  e polar, com base em Cartagena.


Colorau Uno - Barco de pesca costeiro da Família rotenha Colorau, com grandes tradições neste tipo de pesca.




Vapor de pesca misto, a vapor e ainda com dois mastros para velas, Séc. XIX




Vespa,à porta de Casa (Joaquin, também como eu, é um motard, além de restaurador de motas antigas)


Cutter - No Séc. XVII o cutter era um tipo de barco pequeno, de um só mastro, rápido e manobrável, utilizado para escoltar a marinha mercante.


"San Juasn Nepumuceno" -  Foi navio almirante da Armada Espanhola em 1779 nas Caraíbas. Regressou a Espanha em 1805, tendo participado na batalha de Trafalgar.



O Joaquin e eu, na sala da exposição, caracterizada por uma grande simplicidade e beleza, como podem ver nos vídeos que se seguem. O primeiro vídeo foi realizado por mim e o segundo pelo Joaquin, no último dia da exposição. Foi muito inspirador ver tanta beleza reflectida nas expressões de espanto e de agrado de centenas de visitantes com os olhos a brilhar, sobretudo criança! Um grande abraço Mestre e amigo!


Vídeos



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