A entrada do Castillo di Luna com um pendão alusivo à exposição.
No dia de aniversário deste blogue, iniciado a 11 de Setembro de 2009, tenho o grande prazer de vos apresentar a exposição que o nosso companheiro Joaquin Bejarano Verano realizou entre 15 de julho e 25 de agosto. Conheci Joaquin, pessoalmente, há 7 anos, numa outra sua exposição de "barcos em garrafas". Sobre ele traduzirei o cartaz que se situava na própria sala da exposição, pois acho que sintetiza muitíssimo bem quem ele é neste nosso mundo artístico:
"Joaquin nasceu em Rota, Cádiz, Espanha, no ano de 1952. Ele é uma pessoa afável, cheio de sabedoria e mestria. Sempre se sentiu atraído pelo mar e esta apaixonante atividade do mundo dos barcos em garrafas. Já a pratica há mais de quatro décadas. Ele desenvolveu técnicas próprias e ferramentas originais para exercer a delicada montagem das miniaturas no ventre das garrafas. Já realizou exposições, tanto pessoais, como coletivas. O seu domínio desta arte é tão elevado que é considerado como um dos maiores miniaturistas de barcos em garrafas a nível mundial. Disfrutem, contemplando tão esmerados trabalhos (nas fotografias e vídeos de todas as peças expostas)."
A mesa de "cirurgia" de Joaquin
Doca de Rota
Fantasia do Sul - Cádiz
Área histórica de Rota
Rota marinheira - Cena portuária
Falucho Miguel Maria
Yate de cruzeiro (Sparkman & Stephens)
Navio baleeiro - 1850
Prestige - O petroleiro que causou a grande catástrofe no Noroeste de Espanha a 13 de Novembro de 2002 (trabalho realizado no 20º aniversário do trágico acontecimento).
Galeão Espanhol do Séc. XVI, San Martin
Malécon - Cuba
Ponte Rialto - Veneza (2021)
Titanic, realizado no centésimo aniversário da sua tragédia, 14 de Abril de 1912
Arrastão Gabriel
Soberano dos Mares, Navio Inglês do séc. XVII
Submarino em campo de minas.
Wappen von Hamburg - Navio de escolta dos navios mercantes holandeses. Afundou devido a uma explosão no paiol, tendo morrido muitos tripulantes em Outubro de 1683.
Couraçado "Maine". Devido a uma forte explosão, afundou-se em 15 de Fevereiro de 1898 no porto de Havana e este facto foi a causa da guerra entre Espanha e os Estados Unidos da América.
HMS Endeavour, Navio inglês do Séc. XVIII, comandado por Coock
Golden Hind - Galeão inglês do Séc. XVI (realizou uma circum-navegação entre 1577 e 1580)
A oficina do artista construtor de barcos em garrafas (com as fotografias da sua família)
SMS Bounty - Navio da armada inglesa, em 28 de Abril de 1789 foi palco de um dos motins mais conhecidos da História náutica.
Nau Santa Maria
Santíssima Trinidade - Navio espanhol que chegou a ter 140 canhões. Foi o maior navio e o mais bem armado do seu tempo e o único do mundo com 4 pontes.
HMS Victory - corte da secção do mastro grande.
HMS Victory - Navio inglês do Séc. XVII. Ainda existe como museu e Portsmouth e é famosíssimo pela sua participação em 1805 na batalha de Trafalgar, como navio almirante, comandado por Lord Nelson-
San Bartolomé - Galeão Espanhol (1592)
América- Em 22 de Agosto de 1851 esta escuna venceu pela primeira vez os britânicos na regata que se viria, posteriormente a chamar a "Taça América"
HMS Prince - Navio Inglês do Séc.XVII. Navio de primeira classe, com 100 canhões, da marinha real britânica.
Discovery - Foi o último navio de três mastros construído em madeira no Reino Unido. Foi utilizado por Robert Scot na cartografia das costas antárticas e, devido ao bloqueio do gelo teve de permanecer dois anos na ilha de Ross.
Vasa - Navio Sueco que naufragou, logo após ser lançado à água a 10 de Agosto de 1628
HMS Royal Wiliams - 1719
Submarino U573 - pertenceu à armada espanhola.
Eagle - barca guarda-costeira dos Estados Unidos da América
Calypso - navio de investigação oceânico do Comandante Jacques Costeau. Foi determinante para o emergir de uma consciência ambiental.
Roter Lowe - Nave do Séc. XVI
Juan Sebastian del Cano - Saída do navio-escola espanhol para uma viagem de instrução atravessando a antiga ponte de Cádiz
Juan Sebastian del Cano - navio escola espanhol
Juan Sebastian del Cano - navio escola espanhol
Juan Sebastian del Cano - navio escola espanhol
Praia e balneário de La Palma, Cádiz
Barco de pesca da costa ocidental da Suécia
San Filipe - Navio Espanhol do Séc. XVIII As alusões relativas à sua existência são contraditórias, pois existiu um outro navio com o mesmo nome em 1793, mas que, ao contrário das referências a este, não participou em acções bélicas.
Escuna de 3 mastros usada no mediterrâneo ocidental entre os séculos XIX e XX
Galera russa - Séc. XVI
Mare Nostrum - arrastão espanhol
Ark Royal - Galeão Inglês Séc. XVI. Esteve na "Armada Invencível" e a sua carreira prolongou-se por 50 anos.
Beagle - Bergantin com terceiro mastro à ré. Levou Charles Darwin à descoberta da "Origem das Espécies". Realizado por mim, David Luna de Carvalho, entreguei-o à guarda de Joaquin que teve a amabilidade de o expôr.
Buenaventura - Vapor misto de 3 mastros
Iate de Cruzeiro dos anos 30
Praça Batolomé e seu limite, Rota
Adriano III - Vapor do porto
Hespérides (A33) - navio espanhol de investigação oceanográfica e polar, com base em Cartagena.
Colorau Uno - Barco de pesca costeiro da Família rotenha Colorau, com grandes tradições neste tipo de pesca.
Vespa,à porta de Casa (Joaquin, também como eu, é um motard, além de restaurador de motas antigas)
Vapor de pesca misto, a vapor e ainda com dois mastros para velas, Séc. XIX
Cutter - No Séc. XVII o cutter era um tipo de barco pequeno, de um só mastro, rápido e manobrável, utilizado para escoltar a marinha mercante.
"San Juasn Nepumuceno" - Foi navio almirante da Armada Espanhola em 1779 nas Caraíbas. Regressou a Espanha em 1805, tendo participado na batalha de Trafalgar.
O Joaquin e eu, na sala da exposição, caracterizada por uma grande simplicidade e beleza, como podem ver nos vídeos que se seguem. O primeiro realizado por mim e o segundo pelo Joaquin, no último dia da exposição. Foi muito inspirador ver tanta beleza reflectida nas expressões de espanto e de agrado de centenas de visitantes com os olhos a brilhar, sobretudo criança! Um grande abraço Mestre!
"O grande motim" , livro de Charles Nordhof e James Norman Hall, deu origem a quatro versões cinematográficas (1916, 1935, 1962 e 1984) e a embarcação onde o incidente se verificou chamava-se Bounty . De ícone cinematográfico a Bounty passou a ícone do modelismo e do miniaturismo de veleiros no interior de garrafas pois, embora ainda não tenha feito alguma, conheço bastantes peças com esta embarcação. O meu amigo Alain Trégou enviou-me algumas fotografias de duas miniatura da Bounty . Numa apresenta-se a embarcação com as "obras vivas" (parte do casco que submerge) e na outra há o que me parece uma novidade nestes pequenos "Mares": a acção do motim é retratada. Parabéns Alain, estão duas belas peças! Sabiam que os amotinados da Bounty deixaram descendentes numa ilha? Podem sabê-lo vendo o vídeo que se segue a um outro de anúncio do filme (versão de 1984) com Marlon Brando no canal ARTE. Par...
Fai clic sul flag per la rispettiva traduzione Click on the flag for the respective translation Cliquez sur le drapeau pour la traduction correspondante Haga clic en la bandera para ver la traducción respectiva. Klicken Sie auf die Flagge für die jeweilige Übersetzung Eu nunca tinha feito qualquer miniatura no interior de uma garrafa que não fosse um barco ou navio. A razão é que há algo de comum entre as garrafas e os barcos: o líquido! A ideia de fazer uma aeronave já me tinha ocorrido, mas teria que ser um hidroavião, com os seus flutuadores. O CS-ALN, a primeira aeronave que o Comandante Pedro Cadete pilotou O Comandante Pedro Cadete observando um Cub restaurado, que ainda participou na 2.ª guerra Mundial. Em 2024 num voo, após 49 anos de ter pilotado o CS-ALN A excepção que vos apresento, a da realização de um Piper Super Cub sem flutuadores, deveu-se ao facto de ser amigo de infância do Pedro Cadete, que foi durante décadas comandante da aviação comercial e se iniciou...
A Rasca era uma embarcação com vinte metros, borda alta e três velas latinas. Inicialmente de pesca, foi, depois, utilizada como embarcação de carga. Em 1821, por exemplo, a Rasca "N.ª Sr.ª da Conceição" da Ericeira transportava 40 caixas de chá, mobília e várias encomendas, quando encalhou na Baía de Gibraltar juntamente com dois "Caíques" e uma escuna (in Suplemento de O Independente , n.º 12, Imprensa Nacional, Lisboa, 1822) . Mais conhecida como "Rasca da Ericeira ", vila piscatória junto a Mafra, a Rasca era uma embarcação esplêndida que, como os "Caíques" , também chegou a navegar para o Brasil. A Rasca tornou-se anti-económica pela numerosa tripulação necessária para laborar com o seu aparelho vélico e no fim do Século XIX já não restava qualquer exemplar, havendo hoje apenas uma âncora como vestígio. Não conheço qualquer modelo realizado à escala de Rascas, mas o Museu da Marinha possui os seus pla...
Hoy nuestro blog alcanza los 15 años (puede ver la primera publicación haciendo clic aquí ) y si es seguro que en los últimos tiempos se ha publicado poco, nuestro amigo Joaquin Bejarano Verano, me recordó esta falta. Me envió las fotografías de construcción que realizó desde el Vasa. Desde que, después de todo, ya había publicado hace aproximadamente un año, lo publicaré nuevamente, porque es un trabajo que magnifica esta celebración del 15 aniversario de "El mar de botellas". ¡Te agradezco mucho, Joaquín! El "Vasa" fue un buque de guerra sueco, construido entre 1626 y 1628, para ser el buque insignia de la escuadra de guerra del Rey de Suecia. Desafortunadamente, debido a problemas de lastre y al hecho de que las puertas de los cañones estaban abiertas cuando se lanzó, el barco se hundió casi de inmediato. Localizado en 1950, el barco fue recuperado con el casco casi intacto en 1961 y es uno de los raros casos de arqueología náutica que permite conocer con exact...
Vsevolod Gladilin Fai clic sul flag per la rispettiva traduzione Click on the flag for the respective translation Cliquez sur le drapeau pour la traduction correspondante Haga clic en la bandera para ver la traducción respectiva. Klicken Sie auf die Flagge für die jeweilige Übersetzung Em maio estive na Rússia, onde nunca tinha estado, para participar nas comemorações do Dia da Vitória contra o Nazismo e o Fascismo. Algo em que a ex-URSS foi decisiva. Tendo estado também em Moscovo, procurei o nosso companheiro, neste passatempo de fazer barcos em garrafas, Vsevolod Gladilin. Embora breve, o nosso encontro foi muito cordial e Vsevolod levou, para me mostrar, dois dos seus mais recentes trabalhos, que se encontram nas duas primeiras fotografias que se seguem. Além disso presenteou-me com uma garrafa contendo o barco que Pedro o Grande terá trazido da Holanda, quando trabalhou, incógnito, estaleiros deste país. Os últimos navios que Vsevolod tem realizado em garrafas participaram n...
Na minha colecção de barcos dentro de garrafas tenho uma peça muito interessante comprada, há mais de 15 anos, na cidade piscatória de Peniche . Trata-se de uma traineira de pesca a motor, daquelas que já vão sendo raras devido às normas de política piscatória da Comunidade Económica Europeia. Quando a comprei havia mais peças, todas do mesmo autor - Francisco S. Luz - com o mesmo tipo de traineira, mas com cores diferentes. A realização de "Mares" com embarcações que não sejam à vela não é tão comum e esse é o primeiro aspecto muito interessante deste "Mar" de Peniche. É ainda menos comum ver-se à venda peças que dêem bastante trabalho a realizar e esse é o caso desta, pois toda a cabine é montada no interior da garrafa, feita do aproveitamento de latas de conserva. Para quem quiser construir um modelo à escala deixo no final deste post os planos da traineira de Peniche (podem clicar em cima da imagem para a ver em maiores dimensões). Agradeço ao Sr. Joaquim, de...
Adicionei uma nova ligação à lista dos blogues que aconselho, trata-se de um blogue sobre o Lugre Bacalhoeiro, de proa nórdica, "Creoula". Como o meu saudoso amigo Samuel Corujo, de Ílhavo, me tinha oferecido um modelo deste veleiro no Natal de 1993 mostro-o aqui. O filme que lhe segue mostra o Creoula na largada da regata dos grandes veleiros a 7 de Julho de 2007 em Alicante.
O nosso amigo Juan Del Barrio enviou-nos um registo do processo de contrução do seu mais recente modelo, o HMS PRINCE de 1670. As fotografias terão legenda apenas em Espanhol e Inglês. Nuestro amigo Juan Del Barrio nos envió un registro del proceso de construcción de su último modelo, el HMS Prince of 1670. Las fotos serán etiquetados solamente en Español e Inglés . Notre ami Juan Del Barrio nous a envoyé un dossier du processus de son dernier modèle de la construction , le HMS Prince de 1670. les photos seront décrites seulement en espagnol et en anglais . Our friend Juan Del Barrio sent us a record of the construction process of its latest model , the HMS Prince of 1670. Pictures will be described only in Spanish and English . -//- 9 de la anterior, más los frontones de tolda y toldilla ( 11. Piezas) Si se amplía, se puede observar los cascabeles de los cañones y sus bra...
O Barco Rabelo é uma embarcação tradicional portuguesa que navegava pelo Rio Douro, transportando as pipas de vinho do vale do Douro para o Porto. Gérard Aubry realizou o magnífico Rabelo no interior de uma garrafa de Vinho do Porto que se vê na fotografia. Apresentamo-vos depois um vídeo sobre a construção de tão bela embarcação. Gérard Aubry Gérard tem um magnífico blogue, já presente na nossa lista, mas que pode ver clicando aqui ...
O Séc. XVI foi aquele em que os portugueses atingiram o zénite da sua expansão oceânica. Nos custos desse processo contam-se os naufrágios e calcula-se que, em média, 1 em cada 4 navios naufragava. Estes "Mares" de naufrágios sempre me interessaram e, como já aqui assinalei, durante estas férias estive a ler a História Trágico-Marítima desta expansão. O que não imaginava no início das minhas férias é que iria passar por uma das praias mais famosas devido a um desses naufrágios: a praia Sepúlveda de Xai Xai em Moçambique. Em 1552 a nau (galeão?) S. João, vinda de Cochim na Índia e dirigindo-se a Lisboa, naufragou nos recifes de coral da praia de Xai Xai. O seu capitão Manuel de Sousa Sepúlveda, sua mulher, Dona Leonor de Sá, e seus filhos, acabaram por morrer conjuntamente com grande parte da tripulação depois de terem conseguido chegar a terra e aí terem empreendido uma caminhada para a sua salvação. O registo deste naufrágio deveu-se a um anónimo e, como o de muitos ou...
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