O meu último "Mar": a Canoa Baleeira dos Açores
Neste post falo-vos da miniatura que acabei hoje, cerca de 12 anos após ter realizado a anterior. Trata-se de uma das mais belas embarcações que conheço, a canoa baleeira das ilhas dos Açores. É uma embarcação que apesar de parecer muito simples é extremamente complexa, pois, para se ter uma ideia, não usa calafetagem nas junções do tabuado, de modo a que a sua estrutura seja mais rígida. Apenas com o conhecimento destes pormenores podemos perceber como esta "casquinha de noz" era o veículo para a caça do cachalote no arquipélago dos Açores.
Derivada das canoas transportadas pelos grandes veleiros baleeiros americanos do Séc. XIX, a canoa açoreana é mais comprida, levando mais dois tripulantes -sete no total- uma vez que partia das ilhas, inicialmente sem qualquer embarcação de apoio.
Hoje, apesar de nos repugnar a caça a tão belas espécimes, não devemos, contudo, deixar de ter em conta que esta baleação era artesanal, não pondo a espécie em perigo e sendo um meio de sustento fulcral para os caçadores das ilhas, especialmente no grupo central.
Embora a caça ao cachalote tenha terminado em 1984, as canoas baleeiras açoreanas foram mantidas e hoje são velozes barcos de regata - a sua velocidade era um atributo fundamental para a caça!
Seguidamente podem ver um vídeo sobre a construção deste "Mar baleeiro"e um outro realizado por mim há muitos anos, em 1994, sobre uma regata destas belíssimas embarcações:
...
Comentários