Translator / Traducteur / Übersetzer / översättaren / переводчик / 翻訳者

O NOSSO PROPÓSITO

O Capitão Haddock da banda desenhada do Tintin é uma boa caricatura de como se atribui a relação entre o mar e as garrafas ao alcoolismo dos marinheiros. No entanto a relação que mais nos interessa é a de que os marinheiros tinham com as garrafas já vazias. Tal como com o álcool, a atenção requerida pela introdução de modelos de veleiros no interior de garrafas -pelos seus gargalos- fazia-os evadirem-se da sua dura realidade. Ao contrário das fantasias de Baco o resultado desta outra relação era uma fantasia perdurável com um significado quase bíblico, o do buraco da agulha e do camelo.

O Mar das Garrafas será um espaço de divulgação de uma arte que, mais do que uma evasão, constitui um meio de trabalhar a persistência. Aqui apresentarei trabalhos já realizados, outros a realizar, trabalhos de outros, os resultados da minha pesquisa contínua sobre a história e as mútiplas envolvências desta arte, especialmente a das embarcações tradicionais.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Elsie

Em 1989 realizei a miniatura da escuna americana "Elsie" que ofereci ao meu filho João, na altura com um ano de idade. A "Elsie" foi construída em 1910 no estaleiro de Arthur D. Story em Essex, Massachusetts, Estados Unidos da América. Foi um membro orgulhoso da frota de Gloucester e um contendor nas regatas internacionais de pescadores (de bacalhau) de 1921. A "Elsie" foi desenhado pelo Capitão Thomas McManus e construída para a Companhia Marítima Atlantic de Gloucester.


Na sua viagem inaugural, em 1910, ela conseguiu pescar mais de 280.000 quilos de bacalhau, mas, em 1916 foi vendida para uma companhia  canadense e depoisem 1921, foi adquirida pela Companhia de Frank C. Pearce e trazida de novo para Gloucester. 


 Na posse da Pearce e com o Capitão Marty Welch no comando, desafiou a escuna canadiana Bluenose para a Regata Internacional de Pescadores de 1921. Apesar dos seus esforços nas duas corridas, que tiveram lugar na costa da Nova Escócia daquele ano, Elsie perdeu para o Bluenose. 

A Elsie naufragou em janeiro de 1935, no Golfo de St. Lawrence.


(trad. simplificada de: http://goodmorninggloucester.wordpress.com/2011/04/06/cape-ann-museum-unveils-the-gloucester-fishing-schooner-elsie-april-9th/)








...

Sem comentários: