"O grande motim" , livro de Charles Nordhof e James Norman Hall, deu origem a quatro versões cinematográficas (1916, 1935, 1962 e 1984) e a embarcação onde o incidente se verificou chamava-se Bounty . De ícone cinematográfico a Bounty passou a ícone do modelismo e do miniaturismo de veleiros no interior de garrafas pois, embora ainda não tenha feito alguma, conheço bastantes peças com esta embarcação. O meu amigo Alain Trégou enviou-me algumas fotografias de duas miniatura da Bounty . Numa apresenta-se a embarcação com as "obras vivas" (parte do casco que submerge) e na outra há o que me parece uma novidade nestes pequenos "Mares": a acção do motim é retratada. Parabéns Alain, estão duas belas peças! Sabiam que os amotinados da Bounty deixaram descendentes numa ilha? Podem sabê-lo vendo o vídeo que se segue a um outro de anúncio do filme (versão de 1984) com Marlon Brando no canal ARTE. Par...
A Rasca era uma embarcação com vinte metros, borda alta e três velas latinas. Inicialmente de pesca, foi, depois, utilizada como embarcação de carga. Em 1821, por exemplo, a Rasca "N.ª Sr.ª da Conceição" da Ericeira transportava 40 caixas de chá, mobília e várias encomendas, quando encalhou na Baía de Gibraltar juntamente com dois "Caíques" e uma escuna (in Suplemento de O Independente , n.º 12, Imprensa Nacional, Lisboa, 1822) . Mais conhecida como "Rasca da Ericeira ", vila piscatória junto a Mafra, a Rasca era uma embarcação esplêndida que, como os "Caíques" , também chegou a navegar para o Brasil. A Rasca tornou-se anti-económica pela numerosa tripulação necessária para laborar com o seu aparelho vélico e no fim do Século XIX já não restava qualquer exemplar, havendo hoje apenas uma âncora como vestígio. Não conheço qualquer modelo realizado à escala de Rascas, mas o Museu da Marinha possui os seus pla...
Hoy nuestro blog alcanza los 15 años (puede ver la primera publicación haciendo clic aquí ) y si es seguro que en los últimos tiempos se ha publicado poco, nuestro amigo Joaquin Bejarano Verano, me recordó esta falta. Me envió las fotografías de construcción que realizó desde el Vasa. Desde que, después de todo, ya había publicado hace aproximadamente un año, lo publicaré nuevamente, porque es un trabajo que magnifica esta celebración del 15 aniversario de "El mar de botellas". ¡Te agradezco mucho, Joaquín! El "Vasa" fue un buque de guerra sueco, construido entre 1626 y 1628, para ser el buque insignia de la escuadra de guerra del Rey de Suecia. Desafortunadamente, debido a problemas de lastre y al hecho de que las puertas de los cañones estaban abiertas cuando se lanzó, el barco se hundió casi de inmediato. Localizado en 1950, el barco fue recuperado con el casco casi intacto en 1961 y es uno de los raros casos de arqueología náutica que permite conocer con exact...
Carlo teminando il brigantino Beagle Clique na bandeira para a respectiva tradução Click on the flag for the respective translation Cliquez sur le drapeau pour la traduction correspondante Haga clic en la bandera para ver la traducción respectiva. Klicken Sie auf die Flagge für die jeweilige Übersetzung Il mio nome è Carlo Cogoni sono nato a Domusnovas piccolo paese della Sardegna del sud, nel 1955. La mia formazione scolastica è stata quella del liceo artistico a Cagliariho la passione del disegno, scultura e tante altre. Da ragazzo vidi una nave in bottiglia e ciò mi affascinò quel mistero, così decisi di mettermi alla prova, ne feci una e mi diede abbastanza soddisfazione. Allora avevo circa 17 anni. da allora quando avevo del tempo libero continuavo a farne delle altre. Dopo il mio matrimonio partì per L'Olanda, a fare visita ai miei fratelli, lì conobbi un mercante di oggetti nautici antichi e non solo. Costui venne a sapere la mia passione per il mod...
Fai clic sul flag per la rispettiva traduzione Click on the flag for the respective translation Cliquez sur le drapeau pour la traduction correspondante Haga clic en la bandera para ver la traducción respectiva. Klicken Sie auf die Flagge für die jeweilige Übersetzung O meu filho João Pedro seduziu-se pelas belas linhas do "Stormy Weather", de 1933 e realizou uma miniatura à escala para colocar no interior de uma garrafa. Foi o seu primeiro e, até agora, o seu único trabalho de miniaturismo para tal efeito. O João seguiu o meu método, construindo om casco com finas tiras de pinho sobre um molde previamente feito. A geometria do casco foi construída em cartolina. Preenchendo os espaços das secções longitudinais. Depois de betumado tem de secar. Com o betume seco e lixado, começa-se a colar tiras finas de pinho no sentido oblíquo. Depois dessa fase, colocam-se então as tábuas do casco no sentido do comprimento do casco. Depois do tabuado colado e seco, retira-se cuidad...
Fai clic sul flag per la rispettiva traduzione Click on the flag for the respective translation Cliquez sur le drapeau pour la traduction correspondante Haga clic en la bandera para ver la traducción respectiva. Klicken Sie auf die Flagge für die jeweilige Übersetzung Eu nunca tinha feito qualquer miniatura no interior de uma garrafa que não fosse um barco ou navio. A razão é que há algo de comum entre as garrafas e os barcos: o líquido! A ideia de fazer uma aeronave já me tinha ocorrido, mas teria que ser um hidroavião, com os seus flutuadores. O CS-ALN, a primeira aeronave que o Comandante Pedro Cadete pilotou O Comandante Pedro Cadete observando um Cub restaurado, que ainda participou na 2.ª guerra Mundial. Em 2024 num voo, após 49 anos de ter pilotado o CS-ALN A excepção que vos apresento, a da realização de um Piper Super Cub sem flutuadores, deveu-se ao facto de ser amigo de infância do Pedro Cadete, que foi durante décadas comandante da aviação comercial e se iniciou...
O "Soleil Royal" foi um navio de linha construído em Brest, França, entre 1668 e 1670. As suas decorações são consideradas um expoente do barroco na decoração náutica. Após a exposição dos seus trabalhos em Rota, Cádiz, em princípios de Agosto, o nosso amigo Joaquin Bejarano Verano montou numa garrafa um modelo do "Soleil Royal" que aí tinha apresentado desmontado, fora da garrafa. From: (https://en.wikipedia.org/wiki/French_ship_Soleil_Royal_(1670)) 2018.10.20 El "Soleil Royal" fue un barco de línea construido en Brest, Francia, entre 1668 y 1670. Sus decoraciones se consideran un exponente del barroco en la decoración náutica. Después de la exposición de sus trabajos en Rota, Cádiz, a principios de agosto, nuestro amigo Joaquín Bejarano Verano montó en una botella un modelo del "Soleil Royal" que allí había presentado desmontado, fuera de la botella. ...
O nosso amigo Juan Del Barrio enviou-nos um registo do processo de contrução do seu mais recente modelo, o HMS PRINCE de 1670. As fotografias terão legenda apenas em Espanhol e Inglês. Nuestro amigo Juan Del Barrio nos envió un registro del proceso de construcción de su último modelo, el HMS Prince of 1670. Las fotos serán etiquetados solamente en Español e Inglés . Notre ami Juan Del Barrio nous a envoyé un dossier du processus de son dernier modèle de la construction , le HMS Prince de 1670. les photos seront décrites seulement en espagnol et en anglais . Our friend Juan Del Barrio sent us a record of the construction process of its latest model , the HMS Prince of 1670. Pictures will be described only in Spanish and English . -//- 9 de la anterior, más los frontones de tolda y toldilla ( 11. Piezas) Si se amplía, se puede observar los cascabeles de los cañones y sus bra...
Attention , there are 13 different photographs that accompany the set of 6 texts with different translations. Thus they should see the whole post, going through all the translations. Atenção , há 13 fotografias diferentes que acompanham o conjunto dos 6 textos com traduções diversas. Assim deverão ver todo o post, passando por todas as traduções. Attention , il y a 13 photographies différentes qui accompagnent l'ensemble de 6 textes avec différentes traductions. Ainsi, ils devraient voir tout le post, en passant par toutes les traductions. Atención , hay 13 fotografías diferentes que acompañan el conjunto de 6 textos con diferentes traducciones. Por lo tanto, deberían ver todo el puesto, pasando por todas las traducciones. Achtung , es gibt 13 verschiedene Fotografien, die 6 Texte mit unterschiedlichen Übersetzungen begleiten. So sollten sie den ganzen Beitrag sehen und alle Übersetzungen durchlaufen. Attenzione , ci sono 13 diverse fotografie che acc...
Os Caíques Algarvios eram embarcações com duas velas latinas e fizeram por vezes navegações muito longínquas. Chegaram ao Brasil e ao Sul de Angola , neste caso também com o avô de um grande amigo meu. A fotografia do painel de azulejos representa o Caíque "Bom Sucesso", de Olhão no Algarve, chegando ao Rio de Janeiro, no Brasil, em 1808 para anunciar a D. João VI a vitória final sobre os Francesas. Clique aqui para ler o registo da viagem. Na fotografia anterior podemos ver a réplica do Caíque "Bom Sucesso". Esta embarcação está hoje ao serviço do turismo algarvio . As miniaturas anteriores, excepto a última, já apresentada , foram executadas em pequenas garrafas de colecção e foram oferecidas a vários amigos. Falta-me fazer o Caíque num "Mar" mais visível, pois é uma das embarcações tradicionais portuguesas mais belas e "atrevidas".
Comentários
Já está linkado ao Ventosga