O Mar de Gionni Biondi (a garrafa de Lübeck - 1784)

Em 1992 depois de termos "redescoberto" nos reservados do Museu da Marinha em Lisboa o "mar" de Biondo datado de 1792 (post anterior), pensámos estar perante a peça mais antiga conhecida. Por via das nossas navegações na Internet, pudemos, no entanto, saber que existe um outro, oito anos mais antigo, datado de 1784 e localizado no Museu Holstentor de Arte e Cultura Popular de Lübeck na Alemanha.




Apesar da distância que os separa, estes dois "mares" apresentam, contudo, uma relação profunda. A inscrição:

"Gionni Biondi fecit 1784" ,

revela-nos que foram realizados pelo mesmo artista, pois Gionni coincide com o nome de Giovanni e Biondi com o de Biondo do "mar" de Lisboa.






O "mar" de Lisboa apesar de menos antigo é mais completo em indicações. É por ele que se pode saber que Gionni Biondi se chamava realmente Giovanni Biondo, era "Capitano". (Com grande probabilidade da marinha de guerra) e era natural de Veneza.

O "mar" de Lisboa é constituído por um vaso de linha veneziano (com o leão alado da bandeira e da carranca na proa a atestá-lo) e o de Lübeck, apesar de não apresentar identificação é, segundo alguns investigadores, constituído por uma embarcação turca ou portuguesa. Sem uma análise detalhada do modelo de Lübeck não saberemos dizer qual a nacionalidade da embarcação. Teria sido portuguesa? A segunda metade do século XVIII foi fértil na constituição de armadas mistas com participação portuguesa e veneziana na luta contra os piratas da Barbária, mas... 



A técnica artística confirma a mesma autoria dos dois "mares",  em ambas as peças os modelos estão sobre a abertura do gargalo, demonstrando o mesmo estilo e, sobretudo o domínio de uma técnica arrojadíssima e muitíssimo invulgar. Ao contrário da técnica mais moderna  (muito mercantilista) em que as embarcações são totalmente montadas no exterior, introduzidas com os mastros deitados e articulados por um eixo na sua base através de cabos que saem pelo gargalo, as embarcações de Biondo foram montados no interior do recipiente. Os mastros não possuem eixos na sua base, tendo que ser montados com ajuda de estiletes. 


Se algum dia estiveram juntos, creio que esta é a primeira vez que estes "mares" assinados pela mesma mão se reencontram após duzentos anos!


Agradecemos a Peter Huber o primeiro contacto com o mar de Lübeck no seu sítio: http://www.mineral.at/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O "Mar" da Bounty: as miniaturas de Alain Trégou

o "Mar" da "Rasca da Ericeira"

Le Barche in Bottiglia di Carlo

Os sonhos em garrafas de Henri Rannou / Rêves en bouteilles de Henri Rannou / Dreams in bottles by Henri Rannou / Sueños en botellas de Henri Rannou / Sogni in bottiglia di Henri Rannou / Träume in Flaschen von Henri Rannou

A Rasca da Ericeira, feita por mim há 36 anos / Ericeira's Rasca, made by me 36 years ago / El Rasca de Ericeira, hecho por mí hace 36 años / Rasca d'Ericeira, faite par moi il y a 36 ans / Ericeiras Rasca, hergestellt von mir vor 36 Jahren / Rasca di Ericeira, realizzato da me 36 anni fa

As garrafas do confinamento sanitário/ Las botellas del confinamiento sanitario/ The bottles from sanitary confinement/ The sanitary confinement bottles/ Le bottiglie dal confinamento sanitario/ Die Flaschen aus dem Sanitärbereich

15 años de "El mar de botellas" / 15 anos de "O Mar das Garrafas" / 15 Years of "The Sea of Bottles" / 15 Jahre "das Meer der Flaschen" / 15 ans de "La mer de bouteilles "/ "15 anni di "Il mare delle bottiglie "

O "Stormy Weather" do João Pedro

Joaquin Bejarano Verano: "Le Soleil Royal"

La moto de Gauvin / A mota de Gauvin / La motocicleta de Gauvin / Gauvin's motorcycle / Gauvins Motorrad / La moto di Gauvin