Marinheiros dos "Mares" das garrafas: José Antonio Bañares
José Antonio Bañares é um outro miniaturista de "Mares" em garrafas que tenho o prazer de vos apresentar. O seu trabalho é muito complexo, o seu método caracteriza-se pela montagem da embarcação, com todos os seus cabos, no interior da garrafa tal como os modelos do nosso amigo, Juan Rodriguez del Barrio, que já tivemos o prazer de trazer aqui. No filme final podem ver a complexidade do seu processo de trabalho e, no seu site, encontrarão uma das melhores sistematizações sobre os "Mares" de que nos ocupamos.
Pedi a José que fizesse um pequeno texto para este post, ei-lo:
Meu carinho pelas miniaturas de embarcações em garrafas remonta a 1990, quando fui a uma exposição em um grande centro comercial. Ao ver os veleiros em garrafas expostos por Juan Rodriguez del Barrio -um grande mestre em todo o tipo de embarcações em garrafas- gostei tanto que, com a minha ânsia de ver os mais pequenos detalhes, estive quase a derrubar um armário com um dos seus barcos em garrafa. Juan lembra-me sempre desse facto, dizendo que eu tenho inveja dele e que desejava quebrá-lo.
Até então eu era um modelista amador e fazia modelos de navios a uma escala muito menor e, de vez em quando, tinha que passar horas limpando os modelos empoeirados. Ao ver os barcos em garrafas pensei que colocar barcos em garrafas, além de ser uma arte, era a melhor maneira de não ter que limpar os barcos. Comecei então a fazê-los e actualmente tenho uma colecção de cerca de 30 navios em garrafas. Alguns são simples e outros algo mais complexo.
Desenvolvi minhas próprias ferramentas e métodos. Gosto desta arte antiga porque todos os modelos são um desafio para superar, tentando encontrar novos com maior dimensão e mais detalhes. Documento todo o meu trabalho e tenho um site com quase todos os meus modelos que vos convido a ver, clicando aqui
Comentários
Ab,
Luís Sérgio
Um abraço.
Sergio Nunes