Translator / Traducteur / Übersetzer / översättaren / переводчик / 翻訳者

O NOSSO PROPÓSITO

O Capitão Haddock da banda desenhada do Tintin é uma boa caricatura de como se atribui a relação entre o mar e as garrafas ao alcoolismo dos marinheiros. No entanto a relação que mais nos interessa é a de que os marinheiros tinham com as garrafas já vazias. Tal como com o álcool, a atenção requerida pela introdução de modelos de veleiros no interior de garrafas -pelos seus gargalos- fazia-os evadirem-se da sua dura realidade. Ao contrário das fantasias de Baco o resultado desta outra relação era uma fantasia perdurável com um significado quase bíblico, o do buraco da agulha e do camelo.

O Mar das Garrafas será um espaço de divulgação de uma arte que, mais do que uma evasão, constitui um meio de trabalhar a persistência. Aqui apresentarei trabalhos já realizados, outros a realizar, trabalhos de outros, os resultados da minha pesquisa contínua sobre a história e as mútiplas envolvências desta arte, especialmente a das embarcações tradicionais.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O Mar do Amor / Les Bateaux de Laurent

Não sei se a autora do filme também fez os "mares" que aí aparecem, seja como for são mares de amor conjugal com um velho lobo do mar!


A frase que surge no fim do filme é muito bonita, não acham?

1 comentário:

Sergio Nunes disse...

É realmente muito linda. E esses modelos, verdadeira obra de arte. Vou mostrá-las a um amigo que também trabalha com lâmpadas. Nunca fiz modelos com pintura interna, mas acho interessante. Essas miniaturas são em escala? Gostaria de saber mais sobre o assunto.

Abraços