Translator / Traducteur / Übersetzer / översättaren / переводчик / 翻訳者

O NOSSO PROPÓSITO

O Capitão Haddock da banda desenhada do Tintin é uma boa caricatura de como se atribui a relação entre o mar e as garrafas ao alcoolismo dos marinheiros. No entanto a relação que mais nos interessa é a de que os marinheiros tinham com as garrafas já vazias. Tal como com o álcool, a atenção requerida pela introdução de modelos de veleiros no interior de garrafas -pelos seus gargalos- fazia-os evadirem-se da sua dura realidade. Ao contrário das fantasias de Baco o resultado desta outra relação era uma fantasia perdurável com um significado quase bíblico, o do buraco da agulha e do camelo.

O Mar das Garrafas será um espaço de divulgação de uma arte que, mais do que uma evasão, constitui um meio de trabalhar a persistência. Aqui apresentarei trabalhos já realizados, outros a realizar, trabalhos de outros, os resultados da minha pesquisa contínua sobre a história e as mútiplas envolvências desta arte, especialmente a das embarcações tradicionais.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Modelismo e Arqueologia Naval


A 2ª Sessão do Ateliê “Modelismo e Arqueologia Naval” irá realizar-se no dia 12 de Março de 2011, no Núcleo Naval do Ecomuseu Municipal do Seixal, Portugal.

A iniciativa inclui uma exposição de modelos em construção, um workshop e uma conferência sobre modelismo e arqueologia naval.
 

Na parte teórica do Ateliê será feita uma comunicação intitulada “Historicidade, complexidade e diversidade. Elementos fundamentais para uma arqueologia dos barcos do Tejo”, a cargo de Carlos Montalvão. A vertente prática está a cargo do Comandante Ferdinando Oliveira Simões, que irá apresentar o modelo de um junco, de sua autoria, pondo em evidência as aproximações e as diferenças de aparelho e manobra entre este tipo de embarcação oriental e os barcos do Tejo.
 

 Para apresentar peças à exposição e participar nos trabalhos de formação é necessário realizar uma inscrição prévia, sem custos mas limitada à capacidade da sala, por e-mail para carlos.montalvao@cm-seixal.pt, indicando nome, contactos e identificação do modelo a apresentar.


Pedro Nunes (Ex Thermophilae)

 A iniciativa possibilita o encontro e a troca de experiências e de saberes entre amadores e profissionais ligados à prática do modelismo e ao estudo arqueológico das embarcações históricas e tradicionais e é uma excelente oportunidade para vincar as potencialidades do modelismo naval enquanto instrumento privilegiado no fomento do estudo, da conservação e da promoção do património marítimo e da história da náutica.

Muletas

Os participantes são convidados a inscrever-se num almoço de confraternização a suportar pelos próprios, sendo que a refeição terá ementa e preço fixo previamente comunicado aos eventuais interessados.

Para mais informações clique aqui.

Sem comentários: