Translator / Traducteur / Übersetzer / översättaren / переводчик / 翻訳者

O NOSSO PROPÓSITO

O Capitão Haddock da banda desenhada do Tintin é uma boa caricatura de como se atribui a relação entre o mar e as garrafas ao alcoolismo dos marinheiros. No entanto a relação que mais nos interessa é a de que os marinheiros tinham com as garrafas já vazias. Tal como com o álcool, a atenção requerida pela introdução de modelos de veleiros no interior de garrafas -pelos seus gargalos- fazia-os evadirem-se da sua dura realidade. Ao contrário das fantasias de Baco o resultado desta outra relação era uma fantasia perdurável com um significado quase bíblico, o do buraco da agulha e do camelo.

O Mar das Garrafas será um espaço de divulgação de uma arte que, mais do que uma evasão, constitui um meio de trabalhar a persistência. Aqui apresentarei trabalhos já realizados, outros a realizar, trabalhos de outros, os resultados da minha pesquisa contínua sobre a história e as mútiplas envolvências desta arte, especialmente a das embarcações tradicionais.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Rackham o Terrível, por Alain Trégou




Recebi do meu amigo e companheiro da Association Bateaux en Bouteilles, Alain Trégou, um email que transcrevo e seis fotografias do seu último trabalho. É sempre um prazer conhecer "mares" tão criativos e perfeitos como os deste meu amigo.

Cliquem em cima das fotografias para aumentar o seu tamanho!
           



Olá Caro amigo,

       Acabei de terminar meu novo barco, o katch pirata de Rackham o  Terrível (iniciado em 2010!) Eu encontrei os planos para este barco no jornal "Modèle de bateau". O casco é oco, montado de acordo com cavernas mestras, retiradas do plano geométrico e todas as polias são feitas de madeira, as velas têm rasgos devido a tiros de canhões, tal como no esboço de Hergé
(Tintin no "la Licorne"). Os piratas estão ocupados numa luta monotorizada da ponte pelo seu chefe Rackham.

 Anexo algumas fotos e agradeço antecipadamente a sua publicação no seu blogue.

 A minha amizade

 Alain Trégou (Association Bateaux en Bouteilles)
























Merci, Alain, c'est un travail remarquable!
...

Sem comentários: