Translator / Traducteur / Übersetzer / översättaren / переводчик / 翻訳者

O NOSSO PROPÓSITO

O Capitão Haddock da banda desenhada do Tintin é uma boa caricatura de como se atribui a relação entre o mar e as garrafas ao alcoolismo dos marinheiros. No entanto a relação que mais nos interessa é a de que os marinheiros tinham com as garrafas já vazias. Tal como com o álcool, a atenção requerida pela introdução de modelos de veleiros no interior de garrafas -pelos seus gargalos- fazia-os evadirem-se da sua dura realidade. Ao contrário das fantasias de Baco o resultado desta outra relação era uma fantasia perdurável com um significado quase bíblico, o do buraco da agulha e do camelo.

O Mar das Garrafas será um espaço de divulgação de uma arte que, mais do que uma evasão, constitui um meio de trabalhar a persistência. Aqui apresentarei trabalhos já realizados, outros a realizar, trabalhos de outros, os resultados da minha pesquisa contínua sobre a história e as mútiplas envolvências desta arte, especialmente a das embarcações tradicionais.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Outra vez o Mar do Gazela



aqui falámos do Gazelão, no entanto nunca será demais evocar o "príncipe da frota bacalhoeira portuguesa", agora com o nome Gazela II e propriedade do Museu Marítimo de Filadélfia nos E. U. A. 
O Capitão Scott Cointot é o responsável pelo Gazela II. No vídeo o Capitão Cointot fala da sua experiência de mais de vinte anos e das suas funções enquanto actual capitão do Gazela.


3 comentários:

Sergio Nunes disse...

Caro David,

Que bom podermos ver esse fantástico modelo, gostei muito desse trabalho. Gostaria de ver outras fotos. Parabéns!!!

david disse...

Olá Sérgio,

Terei que fazer outro modelo do Gazela, desta vez para mim. Caramba vão sempre para os amigos!... mas é tão bom ter amigos, não é?

Sergio Nunes disse...

Você tem razão é realmente bom... então vou esperar que o seu Gazela fique pronto.
Um abraço!