Translator / Traducteur / Übersetzer / översättaren / переводчик / 翻訳者

O NOSSO PROPÓSITO

O Capitão Haddock da banda desenhada do Tintin é uma boa caricatura de como se atribui a relação entre o mar e as garrafas ao alcoolismo dos marinheiros. No entanto a relação que mais nos interessa é a de que os marinheiros tinham com as garrafas já vazias. Tal como com o álcool, a atenção requerida pela introdução de modelos de veleiros no interior de garrafas -pelos seus gargalos- fazia-os evadirem-se da sua dura realidade. Ao contrário das fantasias de Baco o resultado desta outra relação era uma fantasia perdurável com um significado quase bíblico, o do buraco da agulha e do camelo.

O Mar das Garrafas será um espaço de divulgação de uma arte que, mais do que uma evasão, constitui um meio de trabalhar a persistência. Aqui apresentarei trabalhos já realizados, outros a realizar, trabalhos de outros, os resultados da minha pesquisa contínua sobre a história e as mútiplas envolvências desta arte, especialmente a das embarcações tradicionais.

domingo, 12 de setembro de 2010

Os "Mares" de Mr. White e o Queen Mary I


Muitos dos nossos "Mares" não são realizados em garrafas, mas em lâmpadas pois também estão relacionadas com o mar através dos faroleiros e, além disso, apresentam características parecidas com as garrafas (corpo de bom vidro e uma espécie de gargalo na zona da rosca).

No vídeo que se segue às duas primeiras fotografias pode ver-se a realização da miniatura do navio "Queen Mary" no interior de uma grande lâmpada.


O Queen Mary I




O Queen Mary I de Mr. White






























Não se sabe onde o filme foi realizado, mas data de 1944 e o construtor de miniaturas é Mr. White. Outros dos seus  modelos, dentro de lâmpadas, incluem a Estátua da Liberdade, o Taj Mahal ou, ainda pessoas ao redor de um cavalo e sua carruagem.

VIDEO BRITSH PATHÉ (Clique na imagem)



Veja-se como a utilização de lâmpadas permite reutilizar a técnica do Séc. XVIII de Giovanni Biondo, pois a forma das garrafas de então era muito parecida com a das lâmpadas.






1 comentário:

Nuno Miranda disse...

Já construíste a tua armação para garrafas Biondo style?