Translator / Traducteur / Übersetzer / översättaren / переводчик / 翻訳者

O NOSSO PROPÓSITO

O Capitão Haddock da banda desenhada do Tintin é uma boa caricatura de como se atribui a relação entre o mar e as garrafas ao alcoolismo dos marinheiros. No entanto a relação que mais nos interessa é a de que os marinheiros tinham com as garrafas já vazias. Tal como com o álcool, a atenção requerida pela introdução de modelos de veleiros no interior de garrafas -pelos seus gargalos- fazia-os evadirem-se da sua dura realidade. Ao contrário das fantasias de Baco o resultado desta outra relação era uma fantasia perdurável com um significado quase bíblico, o do buraco da agulha e do camelo.

O Mar das Garrafas será um espaço de divulgação de uma arte que, mais do que uma evasão, constitui um meio de trabalhar a persistência. Aqui apresentarei trabalhos já realizados, outros a realizar, trabalhos de outros, os resultados da minha pesquisa contínua sobre a história e as mútiplas envolvências desta arte, especialmente a das embarcações tradicionais.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O "barco à vela" de Catembe, Maputo, Moçambique (Parte 2)


A praia do Ferry de Catembe, na margem oposta à de Maputo do rio N'comati em Moçambique, recebe-nos com um aviso muito pertinente, ("Pissing not allowed" em inglês) mas pouco respeitado pelo número de infracções que pudemos ver em tão pouco tempo. No post anterior tínhamos falado na lancha de bastarda de convés corrido, agora mostro-vos imagem de lanchas de boca aberta (sem convés) que servem para a pesca de peixe e camarão. As melhores fotografias são do Pedro, com a sua portentosa máquina, a quem dedico este post.


Foto de Pedro Cadete


















O Pedro junto da única lancha de convés corrido na praia



Foto de Pedro Cadete



















Foto de Pedro Cadete
















































O regresso da pesca da "Tiana"



















A "Tiana" a aportar


A "Tiana" e o seu arrais


















O arrais da "Tiana" anda nesta vida desde os 10 anos


Foto de Pedro Cadete


















Proximamente colocaremos neste blog um filme sobre a praia do Ferry de Catembe. Entretanto podem visualizar mais fotografias no espaço próprio da barra lateral.

Sem comentários: